DemaisDestaque da CidadeDireitos HumanosGabinetePlanejamento

CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPAM DA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR

Crianças e adolescentes de Pirassununga estão participando da elaboração do Plano Direitor da cidade, através de um projeto iniciado no ano de 2020, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro de Criação de Imagem Popular, através da equipe MOB.PI, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Juventude, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Justiça, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Organizações Sociais que atuam na área da infância e juventude e a Empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades. No dia 16 de julho, foi o Prefeito Municipal recebeu no auditório do Paço Municipal, representes das entidades e escolas participantes e recebeu das mãos das crianças, uma carta com as reivindicações e propostas elencadas. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de traçar o diagnóstico da cidade sob a ótica das crianças e adolescentes de Pirassununga.

Inicialmente, a equipe MOB. PI do CECIP, disponibilizou  uma formação sobre metodologias de participação infantil para gestores e profissionais de organizações sociais vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com a participação de educadores multipliadores das Organizações Sociais: Associação Beneficente Alda Miranda Matheus – AMMA; Associação Nosso Desafio Pirassununga – ANDE; Lar André Luiz E Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – SAICA,  abordando técnicas e ferramentas de escuta e as características das legislações urbanísticas, com ênfase para o Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Plano de Mobilidade.  Posteriormente, o projeto foi estendido às escolas da Rede Municipal de Ensino incluindo crianças de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas em locais distintos da cidade. Estiveram participando os alunos das Escolas EMEIEF Prof. Lenira Papa, EMEF Prof. Próspero Grise, EMEIEF Jornalista Washington Luiz de Andrade e EMEIEF Rotary Clube.

Ao todo foram ouvidas 161 crianças e adolescentes de todas as regiões da cidade. A escuta foi realizada e sistematizada a partir de atividades enviadas em vários formatos  (cartas, desenhos, vídeos e maquetes). Como resultado, foi elaborado um manifesto em formato de carta, como apontamentos e reivindicações deste públlico, encaminada à Câmara Municipal de Pirassununga, entregue em mãos à Presidente da Casa de Leis, vereadora Luciana Batista,  ao Presidente da Comissão Especial de Operacionalização do Plano Diretor e Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Alexandre Malaquias Cardoso e ao Prefeito Muncipal, Dr. Milton Dimas Tadeu Urban. O projeto foi elaborado e coordenado pela presidente do Conselho Municipal de Juventude 2018-2021 e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Pirassununga 2021-2022, Deise Lozano, a partir de um curso oferecido pelo CECIP MOB P.I sobre Planejamento Urbano e Participação Infantil.

(texto: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Pirassununga)