DemaisDestaque da CidadeSaúde

Campanha Nacional de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no período de 27 de maio a 14 de junho, sendo o dia 8 de junho o dia “D” de divulgação e mobilização nacional, e terá como público alvo as crianças menores de 5 anos de idade.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4.

Desse modo, esforços devem ser empreendidos para a erradicação da poliomielite, tais como oportunizar o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados, aumentar as coberturas vacinais e a homogeneidade.

As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite ? VIP), e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.

Além do dia “D” de divulgação e mobilização nacional, em Pirassununga, será realizada uma semana de vacinação em horário estendido, em esquema de revezamento entre as salas de vacina a fim de ampliar o acesso da população à vacinação.

Segue cronograma da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite:

– Início em 27/05, de segunda a quinta-feira das 08h às 16h e sexta-feira das 08h às 13h:
UMI
USF Raia
USF Redenção
USF São Pedro
USF Vila Braz
USF Santa Fé
USF São Valentim
USF Laranjeiras

– 08/06 (sábado), Dia “D” de divulgação e mobilização nacional:
Das 8h às 17h:
UMI
USF Raia
USF Redenção
USF São Pedro
USF Vila Braz
USF Santa Fé
USF São Valentim
USF Laranjeiras

Das 09h às 15h:
Praça Conselheiro Antônio Prado – Praça Central

– Semana de horário estendido de vacinação:
10/06: UMI
11/06: USF São Valentim e USF Vila Braz
12/06: USF Raia e USF Redenção
13/06: USF Santa Fé
14/06:USF São Pedro e USF Laranjeiras

É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação da criança, bem como CPF ou Cartão SUS.