Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Aplicação da 1ª dose de vacina contra Covid-19 para pessoas de 45 anos ou mais começa sábado

Neste sábado (19) qualquer pessoa com 45 anos ou mais pode tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em salas de vacinação de cinco unidades de Saúde de Pirassununga: no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e nas unidades de Saúde da Vila Redenção (USF Aristides Rodrigues), Vila Brás (USF Roque Di Mattia), Jardins Laranjeiras (USF Laranjeiras) e Limoeiro (USF José Marafão), das 8h às 16h.

Já a partir de segunda-feira (21) o mesmo público pode continuar sendo vacinado, mas apenas nas USFs da Vila Redenção, Vila Brás, Jardins Laranjeiras e Limoeiro, também das 8h às 16h. Ou seja, a vacinação no CEM será apenas neste sábado (19).

As vacinas são sempre aplicadas conforme disponibilidade de frasco aberto e as salas de vacinação estão abertas excepcionalmente neste sábado (19) e após, de segunda a sexta-feira.

Para receber a primeira dose as pessoas do público-alvo devem levar na vacinação o RG, CPF e comprovante de endereço. Para agilizar o atendimento pede-se que todos se cadastrem anteriormente em www.vacinaja.sp.gov.br.



Outros públicos continuam sendo vacinados de segunda a sexta

Nas unidades da Redenção (USF Aristides Rodrigues), Vila Brás (USF Roque Di Mattia), Laranjeiras (USF Laranjeiras) e Limoeiro (USF José Marafão), também das 8h às 16h, qualquer pessoa com 45 anos ou mais seguirá podendo tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (21).

As pessoas com deficiência permanente cadastradas ou não no BPC (com 18 anos ou mais) também podem se vacinar contra a Covid-19 com a primeira dose nas mesmas unidades, de segunda a sexta-feira.

Continua sendo aplicada a primeira dose da vacina também para pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, nas mesmas unidades (Redenção, Vila Brás, Laranjeiras e Limoeiro), também das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. A lista de comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde e está ao final desta matéria. Para receber a primeira dose as pessoas com comorbidades devem levar na vacinação o RG, CPF, comprovante de endereço e ainda comprovar ser do público-alvo com comorbidades e que integre os grupos anunciados, apresentando comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.

Já na Unidade de Saúde da Raia (USF Guaraciaba Vanin, na Rua Pedro de Camargo Neves, 994, na Raia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, estão sendo vacinadas com a primeira dose as grávidas e puérperas com 18 anos ou mais, desde que apresentem prescrição médica com a indicação da vacinação contra a Covid-19.

As vacinas são sempre aplicadas conforme disponibilidade de frasco aberto e as salas de vacinação estão abertas de segunda a sexta-feira.


Profissionais da Educação recebem vacina em locais distintos, a depender da faixa etária, entre as segundas e sextas-feiras

Os profissionais da Educação de Pirassununga estão recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em locais distintos, a depender de suas respectivas faixas etárias, também entre as segundas e sextas-feiras.

Segundo a Vigilância Epidemiológica e Imunização de Pirassununga, os profissionais da Educação na faixa etária de 18 a 44 anos que ainda não foram vacinados (com cadastro aprovado e QR Code recebido) poderão comparecer de segunda a sexta na unidade de Saúde da Raia (USF Guaraciaba Vanin), das 8h às 14h.

Já os profissionais da Educação de 45 anos ou mais (com cadastro aprovado e QR Code recebido) podem tomar a primeira dose nas unidades de Saúde da Redenção, Vila Brás, Laranjeiras e Limoeiro, das 8h às 16h, também de segunda a sexta.

Para todos os profissionais da Educação exige-se o cadastro já aprovado e todos devem ter recebido o QR Code – devendo antes se cadastrar em https://vacinaja.educacao.sp.gov.br e obter o QR Code. A vacina será aplicada conforme disponibilidade de frasco aberto.


Lista de Comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

(Faixa etária acima dos 18 anos)

– Doenças Cardiovasculares

– Insuficiência cardíaca (IC)

– Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensiva

– Síndromes coronarianas

– Valvopatias

– Miocardiopatias e Pericardiopatias

– Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

– Arritmias cardíacas

– Cardiopatias congênitas no adulto

– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

– Diabetes mellitus

– Pneumopatias crônicas graves

– Hipertensão arterial resistente (HAR)

– Hipertensão arterial – estágio 3

– Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

– Doença Cerebrovascular

– Doença renal crônica

– Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).

– Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

– Obesidade mórbida

– Cirrose hepática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.