ComunicadoCOVID-19Destaque da Cidade

Adolfo Lutz confirma validade de exame que constatou Covid-19 em caso de óbito

O Instituto Adolfo Lutz de São Paulo confirmou, em resposta enviada à Prefeitura Municipal de Pirassununga, a confiabilidade tanto nos exames realizados pelo órgão quanto nos exames realizados pela USP de Pirassununga.

A Prefeitura Municipal de Pirassununga recebeu nota do próprio Instituto explicando a situação que poderia ter ocorrido para que exames possam ter dado resultados distintos. Conforme o Lutz, de São Paulo/SP, apesar da coleta ter ocorrido no mesmo momento e ter sido feita pelo mesmo profissional, havia 2 amostras distintas, com a preparação de 2 kits. Para representante do Lutz, pode ter ocorrido do swab da primeira coleta ter retido todo o material biológico, e na segunda coleta não ter havido material suficiente. Assim se entenderia que a USP recebeu o frasco com material suficiente para amplificar e o Instituto Adolfo Lutz ficou com o frasco com pouco material.

O fato de considerarmos 2 amostras diferentes reforça que há 2 análises distintas. O próprio Lutz reafirma entender que a USP está validando suas placas com controles dos kits e atendendo a todos os requisitos de qualidade, entendendo não ter ocorrido erro em nenhum dos diagnósticos e ponderando considerar, nesta situação, o caso como confirmado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.