DemaisDestaque da CidadeEducação

Abertura da VII Conferência Municipal de Educação

Plenária de Abertura da VII Conferência Municipal de Educação e III Avaliação do Plano Municipal de Educação

Em cumprimento ao que preconiza o Plano Municipal de Educação (PME) e as notas técnicas referentes às 18 metas estabelecidas na elaboração do PME, são o foco da VII Conferência Municipal de Educação que começou nessa segunda-feira (20/09) no Auditório Alfa da Secretaria Municipal de Educação.

Nesse primeiro dia de evento, os Coordenadores de Eixo Temático e Equipe Técnica participaram de uma reflexão sobre a importância e a dinâmica de desenvolvimento dos trabalhos durante a III Avaliação do PME. A abertura oficial feita pelo Secretário Municipal de Educação, Paulo Eduardo Caetano Rosa, contou também com a presença do Dirigente Regional de Ensino, Anísio da Costa e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Linda Maria de Oliveira Almeida.

A Conferência de Educação tem como objetivo mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Educação, seus desafios e o que ainda deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados. O Plano rege a educação no município por isso a colaboração de tantas pessoas é de extrema importância para a cidade.

Participaram do 1º dia do evento, entre professores, gestores, representantes de pais e alunos, estudantes e equipe técnica da Secretaria de Educação, bem como os munícipes em geral, pois o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da SME.

O município vivencia uma nova etapa na Educação e a secretaria está de portas abertas para atendê-los. A VII Conferência e  III Avaliação do PME é um momento importante para  as redes de ensino, pois somente assim a educação  avançará efetivamente, com participação dos  envolvidos sempre  pautados nos princípios do direito à educação e da qualidade do ensino.

Durante o evento, destacou-se a importância da III Avaliação para as redes: municipal, estadual e particular. Esse é o momento de conhecer o que foi alcançado e os desafios enfrentados para que as metas sejam atingidas. O plano é de todos por isso a participação democrática é imprescindível.

A Secretaria de Educação também destaca a importância do Plano Municipal de Educação através da apresentação clara das metas, objetivos alcançados e o que ainda deve ser feito para que se possa garantir o cumprimento do Plano Nacional de Educação, fortalecer a educação da cidade e se projetar ações futuras, por isso a conferência é tão significativa para todas as redes educacionais em seus diferentes níveis de ensino.

As 18 metas estabelecidas no PME devem garantir a educação de qualidade, assegurar o acesso à universalização do ensino e a ampliação de oportunidades educacionais, além da redução das desigualdades e a valorização dos profissionais da educação. As metas também relatam previsões de cumprimento para assuntos importantes na educação como a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental, da educação infantil e da educação inclusiva, valorização dos profissionais de educação e fortalecimento da gestão democrática da educação.

A III Avaliação do PME será desenvolvida nos Grupos de Trabalho (GTs) nos dias 27 a 30 de setembro e de 04 a 06 de outubro culminando com a Plenária Final no dia 27/10, na qual os Delegados eleitos por Eixo Temático apresentarão as proposições discutidas que serão votadas por aclamação dos presentes.  Os resultados fundamentarão o exercício de elaboração do Plano Plurianual e o Projeto de Lei para propor as alterações necessárias na legislação vigente do Plano.

(Texto: Secretaria Municipal de Educação | Imagem: IOM – Imprensa Oficial do Município)