Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Vigilância Epidemiológica inicia ‘Janeiro Roxo 2024’ para prevenção, diagnóstico e conscientização à hanseníase

Na próxima segunda-feira (15/01) será iniciada a campanha “Janeiro Roxo 2024”, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), que tem por objetivo prevenir, conscientizar, e promover novos diagnósticos da hanseníase.

Durante a segunda quinzena do mês de janeiro, as Unidades de Saúde da Família realizará um trabalho intensificado alusivo ao “Janeiro Roxo”, que contará com apoio dos fisioterapeutas do Núcleo de Apoio – NASF. Além disso, serão feitas orientações e busca ativa nos pacientes que frequentarão as unidades durante este período para o diagnóstico de novos casos.

Os diagnósticos dos novos casos podem levar de dois meses a três anos e os sintomas podem demorar até 10 anos para serem manifestados. O desconhecimento da doença, o diagnóstico tardio e, consequentemente, o início do tratamento também tardio, são os maiores problemas.

Em Pirassununga, foram positivados 3 casos em 2023, sendo um novo diagnóstico e dois reincididos. Neste ano de 2024, 2 casos novos já foram identificados.

Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica e constitui um problema de saúde pública no Brasil.

Sobre a doença

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença.

O paciente deixa de transmitir a doença para seus familiares ao iniciar o tratamento medicamentoso.

Sinais da doença:
* Uma ou mais manchas de cor variada: esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada.
* Mancha com diminuição e/ou perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelos.
* Dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas.
* Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos.
* Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

Caso perceba algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde. O tratamento contra a doença é realizado exclusivamente por meio do SUS.