Destaque da CidadeSaúde

Vigilância Epidemiológica alerta para eliminação de criadouros contra dengue; cidade registra 12 confirmados neste ano

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça à população a importância de se proteger contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos e as mais comuns em ambientes urbanos são a dengue, Zika e chikungunya.

A melhor forma de combater as arboviroses é impedir o nascimento do mosquito. Os principais criadouros estão dentro das casas e segundo a equipe de controle da dengue, em vasos de plantas, bebedouro de animais e entulhos.

Além do combate ao mosquito, é importante estar alerta ao aparecimento dos sintomas: febre alta e/ou persistente, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça ou atrás dos olhos, diarreia e/ou dor forte na barriga, pressão baixa, náusea e vômitos frequente, agitação ou sonolência. Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.

A Vigilância atualizou os bairros com alto risco de transmissão da dengue. A definição das áreas em alerta é feita a partir da análise dos casos suspeitos e confirmados da última semana.

Ao longo do ano de 2023, o município teve um expressivo número de casos, 545 confirmados sendo 07 casos internados com sinais de alerta. Em comparação ao ano passado, durante todo o mês de janeiro foram 11 casos, porém somente neste início de ano, cerca de 12 casos já foram positivados.

A Vigilância teme que, a partir deste mês, a cidade tenha um aumento expressivo no número de infecções.

Região Central

– Jd. Itália

– Jd. Eldorado

Região Oeste

– Bairro Rosário

Região Leste

– Cidade Jardim

– Vila São Pedro

– Jd. Millenium

Região Norte

– São Valentim

– Terra Azul

Ainda que o bairro onde resida não apareça na matéria, os moradores dos demais bairros devem continuar em alerta às medidas de combate aos criadouros dos mosquitos.

Veja algumas das medidas de prevenção:

Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;

– Tampe os tonéis e caixas d?água;

– Mantenha as calhas limpas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha prato de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;

– Coloque repelentes elétricos próximos ás janelas;

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeiras.