Cultura e Turismo

TERÇA-FEIRA TEM “QUERIDA CELIE” NO MUNICIPAL

Terça-feira, dia 21 de agosto, a partir das 20h00, o Espaço Núcleo, da cidade de Limeira, estará apresentando no palco do Teatro Municipal Cacilda Becker a peça teatral ?Querida Celie?.

Celie é uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, Nettie, ela se casa Albert um jovem viúvo, que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da  brutalidade de Albert provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery, uma sensual cantora de blues.

Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter  a   sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), entre loucuras e devaneios você se surpreenderá   comum a história contada por quem a viveu , Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

A  peça  foi  criada  a  partir  da  leitura  do  livro  ?A  Cor  Púrpura?  de  Alice  Walker  e  segue uma narrativa baseada na vida da personagem ?Célei?,trazendo como proposta uma nova perspectiva, um novo olhar. E é uma mistura de opressão e superação , conseguida através de personagens que são elementos de fundição , que mesclam a realidade de Célei com o espectador, mostrando como essa linha aparentemente divisória é absolutamente tênue.

O espetáculo trabalha a valorização da mulher negra nos anos 60, de uma forma clássica e ao mesmo tempo moderna, tornando o espetáculo atemporal, a proposta de encenação é para um espaço alternativo ou para palco italiano onde a plateia também se faça presente em cima do palco com a finalidade de aproximar o espectador aos fatos e descobertas da personagem central, com   a   quebra da quarta parede o  diretor valorizou e fez com que despontasse a presença das várias fases da protagonista, afim de levar à plateia uma estrutura própria da personagem que ao longo do espetáculo  nos  apresenta uma evolutiva  de superação.

Com figurinos atemporais , iluminação precisa , músicas compostas para o espetáculo e um cenário contemporâneo e interativo , fica evidente o cuidado com a plasticidade cênica , trazendo ao expectador um espetáculo para entender , refletir e apreciar.

Querida Celie… teve sua estreia oficial na Mostra de Teatro de Limeira em 2009. E já no iniciou agradou ao público e júri presente, com sua qualidade plástica e artística, assim recebendo diversos prêmios principais. Assim o ?Núcleo? foi representante de Limeira no ?Festival Nacional de Teatro? e em 2015 no ?Mapa Cultural  Paulista?, onde foi selecionado para integrar os espetáculos que em 2016 circularam no estado de São Paulo,  através de uma verba estadual.

FICHA TÉCNICA

?A Cor Púrpura?  – Livre inspiração na obra de Alice Walker

Duração: 75 minutos  / Gênero:Drama

ClassificaçãoEtária:16anos