Demais 2Destaque da CidadeIndústria e Comércio

Reunião técnica trata da implantação do Programa Facilita SP em Pirassununga

Na tarde desta quarta-feira (10) foi realizada no Plenário do Paço Municipal uma reunião técnica para explanação do programa Facilita SP. Estiveram presentes o prefeito Cícero Justino da Silva, os secretários Marco Aurélio Nunes Brasil (Comércio e Indústria), Thais Helena Zero de Oliveira Pereira (Governo) Ana Lídia de Sousa Pelais (Administração), Anderson da Silva Ferronato (Planejamento), Andersen José Teles Pego (Meio Ambiente), além de servidores municipais.

O encontro foi ministrado pelo analista de negócios sênior do Sebrae-SP Peterson Barleta, que explicou sobre as facilidades que o programa vai trazer para o município.

“Trata-se de um programa super inovador que é o Portal Integrador do Facilita SP. É um programa lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da secretaria de Desenvolvimento que vai ajudar o empreendedor a desburocratizar, ter facilidade e ter um caminho menor quando ele quiser abrir uma empresa”.

O Portal Integrador é a plataforma que fará a integração e a coleta de informações das atividades econômicas, troca de dados com todos os órgãos e entidades estaduais e municipais responsáveis pelo registro e legalização de pessoas jurídicas.

“De forma totalmente automatizada e intuitiva, estes empreendedores poderão muito rapidamente saber se aquele local onde ele pretende abrir uma empresa é válido ou não. Isso se chama ‘viabilidade localizacional’. O município aderindo ao Facilita SP e também a outras facilidades do integrador, poderá oferecer essa vantagem ao potencial empresário que queira se instalar em Pirassununga”, disse Barleta.

Ele também comentou que falta pouco para que Pirassununga tenha o sistema à disposição. “O município já fez a lição de casa, que é publicar o termo de adesão ao programa. Agora a segunda etapa, que já estamos fazendo, é esse módulo, chamado VRE onde é feita uma consulta prévia para checar se o local é compatível com os CNAES das empresas”.

Segundo o analista, hoje resta aderir à Rede SIM e implementar o Via Rápida Empresa, que faz essa consulta prévia de localização. “É uma reposta automatizada e rápida. Qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo, através do sistema faz essa consulta prévia e consegue saber se naquele local, aquele determinado estabelecimento pode ser instalado. Ganha o município, ganham as empresas e ganha o cidadão”, finalizou.