Demais 2Destaque da CidadeMeio Ambiente

Meio Ambiente realiza com sucesso 1ª Campanha de Castração do ano

A 1ª Campanha de Castração de 2024 que ocorreu no último dia 16 de março, na escola Prof. Sérgio Colus, no Jardim Bandeirantes, foi um sucesso. O evento foi organizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde (Vigilância Sanitária) de Pirassununga, como o apoio de servidores municipais e voluntários da USP em toda a organização.

A ação teve como objetivo prestar aos proprietários de cães e gatos o serviço de esterilização, ou seja, a castração, controlando a população de animais e diminuindo a incidência de abandono e, consequentemente, da quantidade de animais de rua no município. A castração é uma cirurgia simples e rápida que traz benefícios aos animais e aos donos.

Os animais (cães e gatos) foram atendidos inicialmente na recepção para uma triagem, encaminhados para a fase pré-operatória e posteriormente ao centro cirúrgico.

Mesmo em um final de semana de muito calor, a população não hesitou em comparecer ao evento acompanhada de seus animais de estimação. Foram atendidos aproximadamente 126 munícipes, totalizando 160 animais castrados, sendo 15 gatos, 35 gatas, 36 cães e 74 cadelas. Toda medicação e aparato necessário ao pós-operatório foram disponibilizados aos tutores inscritos gratuitamente.

A ação ainda contou com a participação da ONG S.O.S. Animal, responsável pela gestão do Abrigo Municipal, que promoveu campanha para a adoção de animais.

Para mais informações das próximas campanhas do primeiro semestre de 2024, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (19) 3561-7456.