Finados: veja quais serviços públicos que abrem e fecham em Pirassununga

O Dia de Finados, celebrado pela Igreja Católica anualmente no dia 2 de novembro, é tradicionalmente fixado para guardar a data referente aos mortos. A tradição cristã é antiga e já se incorporou há muitos anos no calendário nacional – que reserva ao dia um feriado.

Por isso, assim como em todo o país, em Pirassununga a data tem funcionamento especial de alguns serviços nesta sexta-feira (2).

Seguindo o regime de trabalho adotado no Brasil e no Estado, não haverá expediente dos serviços públicos, com exceção dos essenciais e os plantões.

Veja o funcionamento dos serviços públicos de Pirassununga no feriado:

Serviços Municipais – Os serviços municipais não funcionam na sexta-feira (2). As seções municipais prestadoras de serviços, seguem desta forma:

••• Paço Municipal e anexos – Não será aberto ao público na sexta-feira (2).

••• SAEP – Como nos demais serviços da municipalidade, sem abertura ao público na sexta-feira (2).

••• GM – A Guarda Civil Municipal vai atender em forma de plantão permanente, inclusive em todo fim de semana.

••• Vigilância, CEM e UBS’s – As unidades não terão atendimento nesta sexta-feira (2).

••• Pronto-Socorro – Funciona em sistema de plantão, inclusive nos feriados e pontos facultativos.

••• Coleta e Feira Livre – A coleta de lixo funciona normalmente em todos os dias; a Feira Livre segue o calendário normal.

••• Escolas municipais e creches – Não funcionam nesta sexta-feira (2).

Saiba mais sobre o Dia de Finados

O Dia de Finados começou por iniciativa dos druidas, pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta (que posteriormente formou a sociedade irlandesa). Eles acreditavam na continuação da existência depois da morte. Reuniam-se então nos lares, e não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortos.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos e visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos. O dia anual passou a ser comemorado em 2 de novembro porque o 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos.