Assistência e Desenvolvimento SocialDemaisDestaque da Cidade

Curso “Empodera Cacau” qualifica mulheres em parceria da USP com SMADS

A Universidade de São Paulo de Pirassununga – USP em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS realizaram o curso denominado “Empodera Cacau”, nas dependências da própria Universidade Estadual, beneficiando os participantes do CRAS da Vila São Pedro.

As atividades do “Empodera Cacau” foram realizadas em março, nos dias 15 e 16 e 22 e 23. Em cada um desses dias foram realizadas atividades diferentes e todas as presentes tiveram contato com aulas teóricas e práticas com o objetivo de desenvolver todas as atividades referentes à produção, empreendedorismo, vendas, marketing e qualidade de produto.

No primeiro dia, elas tiveram a área de Qualidade. As atividades realizadas foram teóricas e práticas e tiveram como principais objetivos:
– Desenvolver noções de definição da Qualidade
– Desenvolver a noção da diferença entre Segurança de Alimentos e Segurança Alimentar
– Trabalhar BPFs (Boas Práticas de Fabricação).
– Normas de Procedimentos / POPs
– Higiene (Pessoal, de Equipamentos e Utensílios, de Vestuário, de Ambiente)

Além disso, elas realizaram no laboratório a preparação de massas e recheios para os chocolates. Realizou-se a confecção de recheios para os bombons e ovos de Páscoa. Os recheios feitos foram de brigadeiro comum e mousse de maracujá.

No segundo dia o tema abordado foi Marketing. As atividades realizadas foram teóricas e práticas e tiveram como principais objetivos:
– Desenvolver noções básicas de Marketing ( o que é, importância, etc)
– Entenderem as diferenças de conceitos (Marca, persona)
– Entenderem como utilizar redes específicas para seus negócios
– Desenvolver a habilidade de venda online
– Conseguirem identificar as características do seu público alvo

No laboratório elas fizeram a produção de bombons e ovos recheados com o objetivo de conseguirem aprender a fazer esses produtos e lucrar nessa época do ano. Foram preparados as casquinhas dos bombons e ovos de Páscoa, utilizando chocolate como matéria prima. Seguinte, os ovos e bombons foram recheados e obteve-se o produto final.

No terceiro dia as atividades foram embasadas no tema de Vendas. As atividades realizadas foram teóricas e práticas e tiveram como principais objetivos:
– Treinar a comunicação de vendas
– Aprender metodologias e ferramentas que possam utilizar
– Entenderem maneiras de potencializar negociação e resultados
– Praticar o Rapport

A prática consistiu na realização da técnica de banhagem. Foram feitos ?pirulitos? de bolacha com recheio de doce de leite, que em seguida, foram mergulhados em chocolate derretido para a formação de uma cobertura.

Além disso, neste dia também foi abordado o tema de Precificação onde as partes teóricas e práticas também foram realizadas e tiveram como objetivos:
– Desenvolver noções básicas de Marketing ( o que é, importância, etc)
– Entenderem as diferenças de conceitos (Marca, persona)
– Entenderem como utilizar redes específicas para seus negócios
– Desenvolver a habilidade de venda online
– Conseguirem identificar as características do seu público alvo

No último dia as atividades também foram trabalhadas de maneira teórica e prática onde elas tiveram contato com os temas de empreendedorismo e de embalagens. Nesse dia os objetivos foram mais centrados em todos os outros praticados nos dias anteriores, desenvolvendo assim todos os conhecimentos e ferramentas para elas iniciarem um empreendimento.

Finalizou-se com a parte prática de embalagem para que elas trabalhassem manualmente em uma embalagem com poucos gastos, exigindo apenas atenção e habilidade, com objetivo de mostrar que tudo pode ser feito por elas e a baixos custos. Com o uso da técnica de origami, caixinhas de papel cartão foram feitas e serviram de embalagem para os bombons e ovos confeccionados nos dias anteriores.

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Paulo Sérgio Soares da Silva (Paulinho do Mercado) e sua assessora Maria Aparecida Barbatana Tucumantel (Dinha) agradecem:

O Secretário Municipal de Educação José Aílton Carlos Lima Correia pelo transporte, a ajuda ímpar da responsável pela cozinha comunitária, Sra. Luciana Aparecida Martins de Godoy que intermediou a realização do curso, aos alunos(as) do CRAS da Vila São Pedro, a equipe do CRAS da Vila São Pedro, na pessoa da coordenadora Lívia Donizette Roberto Pacheco, que prontamente, divulgou, incentivou e recrutou, os(as) participantes daquele equipamento. A Professora Dra. Marta Mitsui Kushida (Coordenadora Geral), Professora Cynthia Ditchfield (colaboradora), Professora Maria Izabel Cristina Freitas Moraes (colaboradora) e aos alunos de graduação da USP que ministraram o curso: Asaph Matheus Gaspar, Gabriel Restani Bertin, Giovana dos Santos Dorio, Giovanna Oliveira Faria Luz, Julia Pigatto Faé e Thamires Cardoso de Oliveira, sem os quais o curso não teria acontecido com sucesso. Saíram do curso com maior alegria e muito conhecimento, prático e teórico essenciais a um futuro profissional.

É importante destacar que em todos os dias todas as mulheres presentes tiveram contato com as atividades, todas participaram ativamente e sempre ao final elas comeram “Coffee” e levavam para casa suas atividades em mãos (Bombons, embalagens, atividades em folhas).