Demais 2Destaque da CidadeEducação

Creche do Jardim Kanebo é inaugurada e inicia atividades em setembro

Aconteceu na noite desta terça-feira (29) a inauguração da Creche Sebastião Gonçalves – “Tião Kanebo”, situada na Rua Miguel Pizarro, próprio Jardim Kanebo. A unidade inicia suas atividades já no próximo mês de setembro.

“Estamos trazendo a vida nova à cidade. Todos estão fazendo sua parte e isso me deixa muito feliz porque estamos fazendo por nós e pela cidade. Estamos cuidando de gente. Temos que manter a cidade cada vez maior e melhor. O futuro de Pirassununga estará aqui na creche e temos que fazer o melhor possível”, disse o prefeito José Carlos Mantovani.

O prefeito ainda comentou sobre a Creche do Jardim Treviso, que deve ser entregue à população em breve. “Entre final de ano e início do próximo vamos ter a creche do Jardim Treviso funcionando”, concluiu.

O secretário de Educação, José Ailton destacou o empenho de toda a equipe da pasta na mobilização para reformas e inauguração da creche e da diretora Vânia Lacerda.

“Foi uma loucura o que enfrentamos, o que tivemos que superar, as dificuldades e as dúvidas que foram lançadas. Nesse último final de semana parecia que toda a prefeitura estava aqui, porque nós tínhamos um objetivo, muito mais do que concluir uma obra, mas pensar nas crianças que estão na lista de espera e podermos ofertar uma educação de qualidade. Nossas crianças têm pressa e estamos entregando a elas essa obra”.

Sobre a creche

O nome Sebastião Gonçalves, “Tião Kanebo” é uma homenagem ao cidadão pirassununguense, nascido em 28 de agosto de 1931, casou-se em 1951 com Júlia Colombo Gonçalves e dessa união nasceram cinco filhos. Ele tinha como profissão a marcenaria e depois trabalhou na Algodoeira Perondi e posteriormente Kanebo, onde se aposentou em agosto de 1986 após anos de trabalhador eficiente em tudo que realizava. Faleceu em 8 de fevereiro de 2006, aos 74 anos.

No local onde hoje é a escola antigamente era o prédio da administração e balança da antiga beneficiadora Kanebo, mas em precárias condições. A administração municipal, considerando as demandas das crianças para atendimento em creche, optou pelo aproveitamento do prédio existente, elaborou o projeto para reforma e ampliação predial – que foi feito pela equipe da Secretaria de Obras.

As obras foram iniciadas em 16 de abril de 2018. Com a pandemia de Covid-19 houve sérios atrasos para condução das obras, sendo concluída em 22 de junho de 2020. No dia 9 de outubro de 2021, o município foi atingido por fenômeno da microexplosão e muitos prédios foram danificados, dentre eles o da creche do Jardim Kanebo. Com a situação, o prédio foi alvo de roubo e vandalismo, com portas, torneiras e fiação subtraídas.

Devido à necessidade da recomposição desse imóvel, a administração municipal determinou para que fosse feita a reforma, com início em setembro de 2022 e conclusão em maio de 2023. A creche contem duas salas de berçários, duas salas de maternal (todas com sanitários e banho), lactário/amamentação, cozinha, despensa, depósito, área de serviço com lavanderia, refeitório, sanitários para alunos e um para deficientes, sala dos professores, secretaria, almoxarifado pedagógico, solário, hall de espera e ampla área de jardim com terreno cercado.