Destaque da CidadeDestaque1Indústria e Comércio

Banco do Povo recebe novas orientações da SERT

Desde o início desta semana ? segunda (15) ? a municipalidade assegurou a renovação de contrato para a manutenção dos serviços prestados pelo Banco do Povo Paulista em Pirassununga, por mais um ciclo. A renovação de contrato do Banco do Povo ? parceria entre a Secretaria Municipal de Comércio e Indústria e a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) ? que expiraria em 18 de junho próximo, também significa que existe um novo plano de trabalho aplicado desde o início deste ano pela Diretoria Executiva do Banco do Povo, Marcos Akamine Wolff.

Segundo a agente de crédito do BPP de Pirassununga, Alessandra Silva, a manutenção dos serviços prevê o atendimento potencial para cerca de 75 mil habitantes, cuja destinação de créditos são destinadas para fomentar os negócios para microempreendimentos, essenciais para incrementar a renda municipal.

Um mini-estudo foi realizado pelo Banco do Povo local indica uma demanda de microcrédito produtivo, o que corresponde a pelo menos 100 empreendimentos anuais, movimento este que ?justifica? a manutenção do Banco do Povo na cidade. Esta unidade está presente em Pirassununga mais de dez anos, formalizando milhares de microcréditos neste período.

Para este novo ciclo de prestação de serviços, a unidade trabalha com algumas novidades e, uma delas, é a padronização de atuação do Banco do Povo Paulista junto às redes sociais e, neste caso de Pirassununga, prevê atuação no sítio do Facebook. Outra novidade prevista no atual plano de trabalho é a obrigatoriedade de o cliente assinar um ?termo de ciência da utilização dos recursos? do microcrédito, o que assegura que a pessoa físico ou jurídica utilize, de fato, os recursos de forma correta.

? Crédito ? É bom lembrar aos interessados em contratar microcrédito com a intermediação do Banco do Povo, que existe algumas regras básicas, cujo objetivo é oferecer financiamentos para os formalizados ou informais ? associações e cooperativas produtivas ou de trabalho para movimentar o capital de giro e investimento fixo.

Para requisitar uma linha de financiamento, por exemplo, a pessoa física poderá solicitar R$ 5 mil, em algum bem a ser financiado; a pessoa jurídica ? micro e pequenos empreendedores ? este valor inicial é de R$ 7,5 mil. Outro requisitante é o,produtor rural, cujo valor inicial de financiamentos pode chegar a R$ 20 mil. A oficialização destes pedidos junto ao Banco do Povo Paulista é necessário portar documentos pessoais ou da empresa, o comprovante de residência ? com, no mínimo, dois anos de estabelecimento ? além do orçamento do bem a ser financiado.

O empreendedor ou negócio legalizado não possui quaisquer restrições para a solicitação de financiamentos a ser mediado no Banco do Povo Paulista. A taxa de juros é de apenas 0,35% ao mês, e pré-fixados.

? Serviço ? A unidade do Banco do Povo Paulista em Pirassununga funciona junto ao piso térreo do Paço Municipal, junto com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), à rua Galício Del Nero, nº 51, centro, com atendimento em horário comercial (8 às 11 horas e das 13 às 17 horas), de segunda à sexta-feira. Telefone: (19) 3562-3629, com a agente de crédito Alessandra Silva.