DemaisSaúde

Atenção: campanha contra pólio e multivacinação ainda não atingiu meta

Mesmo com a intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que foi estendida até o dia 30 de setembro, a cobertura vacinal e a adesão da população ainda não foram suficientes para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Com atualização até a última terça-feira (12), até o momento, somente 38,4% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade de Pirassununga foram imunizadas contra a poliomielite (pouco menos de 5% em relação à semana anterior). Já quanto aos menores de 15 anos, o atraso é de 50,6%.

O objetivo da campanha é alcançar cobertura igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público (Pirassununga 3.612 crianças), além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Os números são os seguintes:

Campanha contra pólio (crianças de 1 a 4 anos):

Faixa etária – Cobertura

1 ano – 40%

2 anos – 40%

3 anos – 37,1%

4 anos – 36%

Total – 38,4%

Multivacinação (até 15 anos)

Faixa etária – Compareceram – Receberam – Em atraso

Até 1 ano – 268 – 226 – 84,3%

5 a 14 anos – 407 – 206 – 50,6%

Para relembrar, as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP -gotinha), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico (2,4 e 6 meses de idade)

Já a campanha de multivacinação serve para que todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos coloquem as vacinas em dia (situações em atraso). Os pais que tiverem dúvidas podem comparecer às USFs com a carteira de vacinação dos filhos em mãos.

As unidades de saúde com sala de vacina de rotina são (de segunda à sexta-feira com funcionamento das 08 às 16h):
– CEM
– USF São Pedro
– USF Vila Redenção
– USF São Valentim
– USF Jardim das Laranjeiras- USF Vila Santa Fé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.