Vigilância segue com campanha preventiva contra dengue

A volta do período chuvoso, desde o início deste mês de outubro, aumentou o alerta da Vigilância Epidemiólogica para manter o controle dos possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya e zika , além de febre amarela.

Com exceção do contágio ocorrido no primeiro semestre deste ano, num caso ?importado? de dengue, Pirassununga não registra quaisquer casos desde o segundo semestre do ano passado, tornando-se assim, numa das poucas cidades do Estado de São Paulo em que a dengue e demais doenças não se manifestaram.

Nesta segunda semana de outubro ? com dados até a manhã desta terça-feira (3) ? os possíveis casos de dengue somam 54 notificações, com quatro registros em investigação; a chikungunya continua sob investigação em um dos quatro casos notificados; em relação à zika , dos quatro casos, todos foram descartados. Em relação à microcefalia nenhum caso foi notificado ou registrado neste ano, assim como febre amarela.

Mesmo assim, todos os cuidados precisam ser redobrados, já que o retorno do período quente e chuvoso podem provocar novos casos. Nos últimos meses, a própria Vigilância Epidemiológica confirma e agradece a colaboração maciça da população, em que a grande maioria manteve seus respectivos imóveis limpos e sem entulhos ou locais com água parada.

A Saúde Municipal e a Vigilância mantêm o alerta à população para redobrar os cuidados neste novo período de clima quente e seco, especialmente verificados no último trimestre, entre julho e setembro passado. Informações gerais sobre estas doenças podem ser obtidas na sede do Centro de Especialidades Médicas (CEM) ? no Jardim Carlos Gomes – ou pelo telefone (19) 3563-5050, com ramais ( 3563-5051 até o 3563-5069 ).