COVID-19Destaque da CidadeSaúde

Unidades de Saúde voltam a atender com cuidados redobrados e com uso obrigatório de máscaras

As unidades de Saúde de Pirassununga voltaram a atender em horário normal, mas com cuidados redobrados ante a pandemia de coronavírus. A principal mudança é que somente será permitida a entrada de pacientes que estejam usando máscaras. Quem não estiver usando máscara não terá a entrada permitida.

Algumas unidades de Saúde estavam fechadas há algumas semanas devido a pandemia de coronavírus (Covid-19) em um esforço a fim de se evitarem aglomerações, mas o prefeito de Pirassununga, Dr. Dimas Urban, ressaltou que a medida precisou ser alterada, pois há vários pacientes que necessitam de acompanhamento frequente para outras doenças. Por isso as unidades passaram a funcionar em períodos normais (geralmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h).

O prefeito, Dr. Dimas Urban, determinou a abertura dos Postos de Saúde da Família de Pirassununga e do CEM (Centro de Especialidades Médicas) desde segunda-feira (27). ?Vamos voltar ao atendimento normal que era antes do meu decreto?, explicou.

O chefe do Executivo ressaltou que adotou a medida porque há vários pacientes com doenças crônicas precisando de atendimento. O atendimento será normal em relação ao horário, mas com regras obrigatórias a partir de agora.

Somente serão permitidas pessoas dentro das unidades usando máscara (ou seja, será obrigatório uso de máscara, e sem máscara ninguém entra nos locais). Além disso todas as unidades terão álcool 70%, seja em gel ou líquido. Por fim fica obrigatório respeitar o distanciamento nas unidades. Por isso, assentos serão demarcados para os pacientes saberem onde poderão sentar. Devido a esta limitação, só pode permanecer na unidade a quantidade de pacientes dentro do limite de assentos. Caso não haja mais lugares para se sentar na unidade, haverá espera do lado externo, respeitando-se obrigatoriamente distância mínima de 1,5 metro.

Também não será permitido acompanhante nas unidades, com apenas uma exceção: quando a lei obrigar a permissão de acompanhante. Ainda assim, cada pessoa que precisar de acompanhante somente poderá ser acompanhada de uma pessoa (como crianças e pessoas com dificuldades de locomoção, idosos e cadeirantes). Estes poderão apenas ser acompanhadas de uma pessoa (uma criança, por exemplo, poderá ter acompanhamento somente do pai ou da mãe, nunca dos dois simultaneamente).

Regras para acesso aos postos de Saúde e CEM:
  • Uso de máscara será obrigatório em todas as unidades a todos os pacientes e acompanhantes
  • Unidades terão álcool 70%, seja em gel ou líquido
  • Fica obrigatório respeitar o distanciamento nas unidades. Só será permitido ficar na unidade a quantidade de pacientes dentro do limite de assentos. Caso não haja lugar, haverá espera do lado externo, respeitando-se obrigatoriamente distância mínima de 1,5 metro
  • Não será permitido acompanhante nas unidades. A exceção é quando a lei obriga, e ainda assim, só se permitirá um acompanhante a cada pessoa que se enquadra neste caso.