Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

No dia 09 de agosto, a equipe do CAPSij em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu no auditório da Prefeitura Municipal, o Dr Christiano Castello Branco Giometti – Psiquiatra , que explanou brilhantemente sobre o tema : Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Público presente: professores, pajens, profissionais da sáude e pais.

Os indivíduos com TDAH apresentam uma capacidade de atenção abaixo do esperado (por isso déficit de atenção) e uma expressão motora acima do esperado (por isso hiperatividade), quando comparado àquela observada em indivíduos da mesma faixa etária e com os mesmos recursos intelectuais.

É importante ressaltar que as alterações na atenção e na atividade motora devem estar presentes há um longo período de tempo e em diferentes situações na vida do indivíduo , causando-lhe sofrimento significativo.

O TDAH é considerado um dos transtornos psiquiátricos com maior influência genética. Isso não significa que a carga genética seja a única responsável pelo surgimento do TDAH. Há fatores ambientais específicos que foram associados com o surgimento do transtorno, tais como, pessoas expostas intrauterinamente à nicotina ou ao álcool, que nasceram com baixo peso, prematuros, etc.

Para o tratamento do TDAH empregam-se técnicas ou intervenções psicoterápicas e farmacológicas.

O tema abordado na palestra do DR Christiano vem colaborar com o trabalho desenvolvido pelo CAPSij há 13 anos.

O CAPSij possui uma equipe multidisciplinar composta por Neuroligista, Psiquiatra, Pediatra, Psicólogas, Assistente Social, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Enfermeira, Técnica de Enfermagem, Recepcionista e Serviços Diversos.

Horário de funcionamento:

2ª Feira – 7hs às 19hs

3ª á 6 ª Feira – 7hs ás 17hs

Realizamos diariamente plantão de acolhimento.