Solenidade reforça ação histórica do Lions Clube em prol da Biblioteca Chico Mestre

Em solenidade realizada sexta-feira (31), o Lions Clube de Pirassununga eternizou no saguão de entrada da Biblioteca “Chico Mestre” a placa que registra sua significativa contribuição, em parceria com a Prefeitura Municipal, na aquisição de um imóvel para abrigar a antiga sede da Biblioteca Municipal. O prédio localizava-se na rua Siqueira Campos ao lado do Clube Pirassununga.

A ação ocorreu nos anos 60 e segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o ato repara uma lacuna. “Não se trata apenas do justo e merecido registro acerca de uma ação admirável celebrizada há décadas pelo tradicional clube de serviços, mas, sobretudo, do reconhecimento do Poder Público aos companheiros e companheiras do Lions Clube local que – no Ano Leonístico 1966/1967 – se mobilizaram, sobremaneira, em prol da educação e da cultura pirassununguenses”, explicou a pasta.

Há cerca de 10 anos a área foi vendida ao Clube Pirassununga, interessado em ampliar suas instalações. Com o dinheiro apurado, a Prefeitura providenciou a reforma, ampliação e adequação do prédio onde a Biblioteca está instalada, à rua Joaquim Procópio de Araújo, em frente à Câmara Municipal. Naquele mesmo local, em diferentes épocas, também funcionaram a Junta de Serviço Militar e a sede da Guarda Mirim. Também abrigou a sede do Clube dos Orquidófilos.

A solenidade contou com a presença do prefeito Ademir Alves Lindo, do presidente do Lions Clube, Marcelo Roberto Dozena, dos companheiros mais antigos, Luiz Gonzaga Assef e Napoleão Mantoan, do secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bragagnollo, e da bibliotecária Tábita Oliveira. Um grupo formado por companheiros e companheiras do Lions também prestigiou o ato.

Um dos companheiros mais antigos, Luiz Gonzaga Assef, relembrou a extraordinária mobilização ocorrida na época para levantar o montante necessário para a aquisição do prédio da antiga Biblioteca “Chico Mestre”. “Foram sorteados 5 fuscas”, disse Assef.

No dia 10 de setembro deste ano a Biblioteca Municipal Chico Mestre completará 73 anos de bons serviços prestados à comunidade pirassununguense. Em 2019, a casa de cultura recebeu 7.347 leitores e foram cadastrados 521 novos usuários. Também foram registrados 7.231 empréstimos e cadastrados 925 novos usuários para o uso da Internet.