Saúde realiza campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a primeira etapa da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose em Sintomáticos Respiratórios. A campanha ocorre por meio da Vigilância Epidemiológica e das Unidades de Saúde da Família e será iniciada na segunda e na terceira semanas de março, entre os dias 11 a 25 deste mês.

Pessoas com tosse há mais de uma semana devem procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e solicitação de exame.

Segundo a pasta, a tuberculose é uma doença que atinge 80.000 pessoas todos os anos no Brasil. Isso equivale a um Estádio do Maracanã lotado.

As pessoas podem se proteger da doença mantendo sempre a casa arejada, permitindo a circulação do ar e a entrada de luz. A tuberculose é transmitida pelo ar, por meio da tosse, da fala e do espirro. Por isso é essencial que as pessoas fiquem atentas aos sintomas da doença, principalmente a tosse por mais de três semanas. Quem tiver suspeitas ou sintomas deve procurar um serviço de saúde.

Caso seja diagnosticada com tuberculose, será iniciado o tratamento que dura 6 meses e deve ser feito até o final. A partir de 15 dias após o início do tratamento não existe mais risco de contágio. No entanto todos aqueles que conviveram com a pessoa com tuberculose devem fazer o exame. Vale ressaltar que a tuberculose tem cura.

Para mais informações procure uma Unidade de Saúde ou a Vigilância Epidemiológica Municipal (ou ligue para 3561-6292).

Histórico de casos de tuberculose em Pirassununga

• 2012 – 30 casos
  • 2013 – 16 casos