Destaque da CidadeEducação

Escola participa de acolhimento de programa da AFA

Durante a semana passada, alunos da Rede Municipal de Ensino, em tempo integral, além de crianças pertencentes ao Associação Beneficente ?Alda Miranda Matheus? (AMMA) e Projeto ?Cuidando do Amanhã? participaram das atividades denominadas Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido em Pirassununga pela Academia da Força Aérea (AFA) e 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (13º RCMec / Exército). Além dos alunos, estagiários, voluntários e professores também participaram destas atividades especiais realizadas nas dependências do Comando da Aeronáutica, no cinema da AFA.

Este programa tem reconhecimento nacional e oferece atividades de acolhimento para práticas desportivas, educacionais, lazer e complementares à crianças e adolescentes. O programa é uma iniciativa do Ministério da Defesa ? que envolve as três Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), em parceria com os Ministérios dos Esportes e do Desenvolvimento Social.

Segundo relata militares da AFA e do 13º RCMec, o envolvimento das corporações locais são essenciais para se manter os princípios da ética e moral, além de ?reforçar? a vocação das Forças Armadas e da Educação em investir nas gerações futuras.

? PROFESP Criado em 2003 pelo governo federal, tem por finalidade promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva orientada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, focando no desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos e a aproximação das Forças Armadas com a comunidade.

Assim como, a inclusão na arte musical por meio de atividades realizadas no contra turno escolar, de caráter complementar, contribuindo para a colocação social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes, principalmente em situação de vulnerabilidade social.

O PROFESP é uma vertente do Programa ?Segundo Tempo?, do governo federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Entre as modalidades esportivas praticadas destacam-se: atletismo, futebol de campo, vôlei, futsal, handebol, corrida de orientação, natação, defesa pessoal, iatismo, escalada esportiva, além de atividades culturais e reforço escolar. As atividades são desenvolvidas por militares e profissionais especializados, realizadas nas próprias unidades das Forças Armadas.

Segundo estatísticas apuradas pelo Ministério da Defesa, o programa beneficiou, até 2016, mais de 20 mil crianças e adolescentes. Atualmente, 15 mil alunos são atendidos pelo programa em 122 unidades militares espalhadas pelo Brasil, em todas as regiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.