Realizada reunião do Comitê da Bacia do Mogi no Paço Municipal de Pirassununga

Nesta sexta-feira (25), durante o período da manhã, representantes dos setores de Meio Ambiente de diversos municípios da região participaram da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CBH-Mogi) realizada no auditório do Paço Municipal de Pirassununga.

O encontro foi realizado para definir diretrizes e prioridades do Comitê e contou com participação de representantes de dezenas de municípios, que discutiram importantes processos de gestão dos recursos hídricos, buscando intercâmbio para as soluções coletivas para a preservação ambiental.

As ações definidas e tomadas pelo Comitê têm impacto na qualidade de vida dos cidadãos da região. Por isso são realizados encontros e reuniões frequentes. Outras reuniões do Comitê já foram realizadas em Pirassununga, já que o governo municipal tem atuação significativa para garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos que abastecem a região.

O Comitê da Bacia do Rio Mogi Guaçu

Instalado em 4 de junho de 1996, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçu (CBH-MOGI), Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos nº 09, é integrado por 43 municípios, sendo 38 com sede urbana na área de drenagem (15.000m²). A população local é de mais de 1,4 milhão de habitantes. Seus principais rios são Rio Mogi Guaçu, Rio do Peixe e Rio Jaguari-Mirim.

A bacia é classificada como industrial. Destaque para agroindústria, óleos vegetais e bebidas, frigoríficos e indústria de papel e celulose. No turismo, predominam seis estâncias hidrominerais. A região apresenta 10,5% de cobertura vegetal.

Os municípios abrangidos são Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Araras, Barrinha, Conchal, Descalvado, Dumont, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Guariba, Guatapará, Itapira, Jaboticabal, Leme, Lindóia, Luís Antonio, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Motuca, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro, Taquaral. (Fonte: CBH-Mogi)