Quem foi Nenete?

Waldemar Castellar De Franceschi, Nenete, nasceu em Santa Adélia, interior paulista, em 1919. Mudou-se para Pirassununga aos 10 anos.

Iniciou sua carreira no início da década de 1940, tendo formado sucessivas duplas com Ninote, Nininha, Ninão, Zé Pinhão e Luizinho.

Atuou ainda na Rádio Record com o Trio Saudade, formado por ele, Ninão e Nininha. O trio se apresentou até 1955 no programa “A Hora dos Municípios”, do locutor Genésio Arruda.

Com o nome artístico ?Limeira?, adotado durante algum tempo, fazendo dupla com Luizinho, Nenete se apresentava na Rádio Tupi nos programas “Alma da Terra” e “Imagens do Sertão”.

Nenete e Dorinho se conheceram em 1954, no Concurso de Violeiros do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Formaram a dupla e lançaram em 58, o compacto simples as músicas ?Teu Castigo? e ?Meu Perdão?.

Com o acordeonista Nardelli, lançaram um trio de sucesso, que se apresentava na Rádio Tupi. O trio ?Nenete, Dorinho e Nardelli?? recebeu o troféu Roquete Pinto e foi o trio mais premiado do Brasil.

Em 1966, Nenete passou a assinar a produção de artistas da Gravadora RCA Victor, uma das maiores potencias fonográficas do país.

Nenete compôs e gravou mais de 400 músicas. Só pela Gravadora RCA Victor lançou 60 discos (78 RPM), 22 long-plays, 16 compactos duplos e 28 compactos simples.

Nenete faleceu em dezembro de 1988, mas suas músicas são tocadas até hoje nas rádios em todo o Brasil. Sua obra é citada como referência e seu nome sempre lembrado como um dos artistas que contribuíram para transformar a música de raiz em patrimônio da identidade nacional.