DemaisDestaque da CidadeFinanças

Projeto de Energia Fotovoltaica é apresentado para Pirassununga

Na tarde desta segunda-feira (19) foi realizado no Plenário do Paço Municipal uma apresentação pública sobre a implantação do Projeto de Fazenda Fotovoltaica no município. Estiveram presentes membros das empresas Blue Sun Brasil e JVC Energia Solar que explanaram os benefícios do uso da energia solar e os planos para o município.

“Nós fizemos um estudo preliminar em cima das contas de energia e iluminação pública chegando hoje num projeto de 5.885 kw/h pico de módulos solares e 5 mil watts pico de inversores que seria suficiente para alimentar toda iluminação pública no sistema de créditos”, afirmou o representante da empresa Blue Sun Brasil, Jorge Caparroz.

A Prefeitura definiu uma área ao lado da Subestação 1 da Elektro com uma área de 51 mil metros quadrados para a instalação dessa usina. A princípio o projeto será destinado para benefício de iluminação para ruas, avenidas, semáforos e câmeras de monitoramento. Os prédios públicos podem ser contemplados no futuro em novo projeto.

O investimento inicial será de R$ 29,3 milhões com um payback de 6 a 7 meses. “Para se ter uma ideia, ao final de 25 anos nós teríamos o município economizaria R$ 266 milhões com a utilização da energia solar fotovoltaica”, disse Caparroz.

Sobre os prazos de instalação, a expectativa é de um ano após o fim de trâmite licitatório. “Desde o ganho da licitação o ganhador teria em média um ano para construir a usina com elaboração do projeto, aprovação da concessionária, montagem da usina solar, startup, comissionamento e início da operação comercialmente. O consórcio ganhador faria tudo”.

Sobre as vantagens, Caparroz diz que a energia fotovoltaica é essencial para o desenvolvimento da cidade. “Nós temos várias tecnologias vindo com sistemas de armazenamento. Eu não diria que isso é o futuro, mas sim uma realidade que demorou bastante tempo para chegar no Brasil sendo que a gente tem uma fonte maravilhosa que é o sol”.

Finanças
O secretário de Finanças, Edilson Pereira de Godoy explicou sobre a necessidade do município de modernizar o sistema de captação de energia. “A gente tem ganho na qualidade de vida, modernidade, segurança, proteção ao meio ambiente, investimento para Pirassununga e geração de empregos. O projeto maios que abarca isso é ter uma cidade sustentável para atração de investimentos”, afirmou.

Sobre o valor do investimento, o secretário diz que está “desenvolvendo duas frentes de negociação, uma com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal e outra com o Desenvolve SP para ver qual a melhor forma de financiamento dessa empreitada. Junto com a usina fotovoltaica temos também o projeto de troca de iluminação da cidade para LED. Vamos tentar nesse mesmo projeto rocar pelo menos 50% das lâmpadas da cidade”, finalizou.