Cultura e TurismoDemais

Programa de Oficinas abre inscrições para atividades gratuitas em Junho

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga, em parceria com o Programa Oficinas Culturais, informa que estão abertas as inscrições para o segundo bloco de atividades do mês de Junho. As oficinas são realizadas sempre ao vivo, via Plataforma Zoom e são gratuitas.

Para a discussão “A Diversidade Linguística Brasileira” estão abertas as inscrições até o preenchimento das vagas. O link para inscrições é o https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0lfuquqzopGtKoXdTltt-kDs4KYE_MnNHB e a data e horário será 10 de junho, das 18h às 21h.

A Oficina “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas” tem inscrições de 14 a 30 de maio. São 60 vagas por turma pela plataforma Zoom, tendo público-alvo artistas, produtores, gestores, estudantes e demais atuantes na área cultural. O link pra inscrição é o https://forms.gle/iPt3L1wtyC2hkNVa6 e as datas e horários da Turma A são 15, 17, 22, 24 e 29 de junho, das 14h às 16h; e da Turma B, em 16, 21, 23, 28 e 30 de junho, das 18h às 20h.

A Oficina “Fotoescultura no Brasil – Um Breve Panorama” tem as datas e horários em 15 e 17 de junho, das 10h às 12h, pela plataforma Zoom, com inscrições de 14 a 30 de maio pelo link https://forms.gle/8zreUk5G439qdZoc9. São 30 vagas por turma e o público-alvo são estudantes, artistas, professores, pesquisadores e interessados em geral.

Com 30 vagas a “Oficina de Fotografia e Literatura: pela Janela dos Meus Olhos – Uma Crônica na Pandemia”, com inscrições de 14 a 30 de maio pelo link https://forms.gle/j9ddqB34iLL3GqY2A. A oficina é direcionada a interessados a partir de 16 anos e será oferecida dias 15, 17, 22 e 24 de junho, das 18h às 20h pela plataforma Zoom.

A Palestra Iniciação ao Mercado de Trabalho para novos Atores terá inscrições até preenchimento das vagas, com 100 vagas por turma. O link para inscrição é https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwkcO6gqD8vG9E8dPfEghWI7TgxHkMHWOj4 e a atividade será em 15 de junho, das 14h às 16h pela plataforma Zoom.

A atividade “Em Defesa da Narratividade: Psicanálise e Escrita Criativa em Tempos de Pandemia” terá inscrições até preenchimento das 50 vagas e será realizada em 15 de junho das 18h às 21h pela plataforma Zoom. O público-alvo é de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos e o link pro formulário de inscrição é https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIucuiorD0iG9OrkF1E2J50mITcra4fumXA .

A Oficina “Introdução à Ilustração e Composições Digitais” terá duas turmas. A Turma A será em 21 e 23 de junho, das 14h às 16h e a Turma B em 28 e 30 de junho, das 14h às 16h. As inscrições vão de 19 de maio a 6 de junho, sendo 20 vagas por turma. A oficina será pela plataforma Zoom para o público-alvo a partir de 16 anos, com ou sem experiência. O link para inscrição é https://forms.gle/JFcy3Auy2fXHSBy18 .

A Palestra “Enfrentando as Imagens – O Olhar Colonial na Construção do ‘Outro'” ocorre em 23 de junho, das 18h às 21h, com inscrições até o preenchimento das 50 vagas, tendo público-alvo de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos. O link para o formulário é https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMrdeqvqDIrE9AUuQbxeSjCXsaNOtLXINSs .

Por fim a Oficina “Criação e Composição em Rap” será em 29 de junho, das 18h às 21h, com inscrições até o preenchimento das vagas. O público-alvo é de estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos. A atividade ocorre pela plataforma Zoom e o link pro formulário é https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIudemrpzsrHtFJ_cKQXwr6tlTP8kwfgzJt .


Oficinas Culturais – Atividades Online:

– A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA BRASILEIRA

Data e horário: 10 de junho, das 18h às 21h

Coordenação: Cecília Farias e Bruno Guide

50 Vagas

Inscrições: até o preenchimento das vagas

Link para inscrições:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0lfuquqzopGtKoXdTltt-kDs4KYE_MnNHB

– Sinopse: Quantas línguas são faladas hoje no Brasil? Por que o português falado aqui é tão diferente do falado em Portugal? Quais línguas influenciaram o nosso idioma? Ainda que sejam faladas no Brasil mais de 200 línguas, existe a ideia (propositalmente difundida) de que somos um país monolíngue. Para desfazer essa imagem de país de língua única, propomos discutir essas questões e apresentar um pouco da rica diversidade que é parte fundamental da história do Brasil.

– Bruno Guide e Cecilia Farias são doutorandos no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo e conduzem o Babel Podcast medium.com/babelpodcast, podcast dedicado à divulgação da diversidade linguística no mundo; a cada episódio, é apresentada uma língua diferente, em seu contexto histórico, social e político, bem como cultura dos povos que falam essas línguas.


– OFICINA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AGENTES E AGENDAS

Coordenação: Daniele Sampaio

Datas e horários:

Turma A – 15, 17, 22, 24 e 29 de junho – das 14h às 16h

Turma B – 16, 21, 23, 28 e 30 de junho – 18h às 20h

Inscrições: 14 a 30 de maio

60 vagas por turma

Plataforma: Zoom

Público-alvo: Artistas, produtores, gestores, estudantes e demais

atuantes na área cultural

Link pra inscrição: https://forms.gle/iPt3L1wtyC2hkNVa6

– Sinopse: Dentre os desafios enfrentados por agentes culturais está o acesso a fontes de financiamento, imprescindíveis para a consolidação de um percurso artístico consistente. O primeiro passo para superar esta realidade envolve a elaboração do projeto, quando se dá contorno textual às ideias. No entanto, escrever é bem mais do que uma dinâmica de perguntas e respostas. Para além do domínio da técnica, como agentes culturais podem empreender a escrita de modo atento às dimensões cidadã, política e social intrínsecas ao fazer cultural? De que modo a práxis cotidiana destas e destes agentes podem estar vinculada à consolidação de agendas?”.

– Daniele Sampaio é trabalhadora da Cultura no Brasil. Atua como produtora, gestora cultural e pesquisadora de políticas culturais. Bacharela em Ciências Sociais e Mestra em Artes da Cena pela Unicamp. É fundadora da SIM! Cultura. Desde 2006, atua em colaboração permanente com o ator Eduardo Okamoto. Autora de “Agentes Invisíveis e Modos de Produção nos Primeiros Anos do Workcenter of Jerzy Grotowski” (2020) e “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas” (no prelo), ambos pela Editora Javali.


– FOTOESCULTURA NO BRASIL – UM BREVE PANORAMA

Coordenação: Diana Proença

Datas e horários: 15 e 17 de junho, das 10h às 12h.

Inscrições: 14 a 30 de maio

30 vagas por turma

Plataforma: Zoom

Público-alvo: estudantes, artistas, professores, pesquisadores e

interessados em geral

Link para inscrição: https://forms.gle/8zreUk5G439qdZoc9

– Sinopse: A fotoescultura surge no campo das artes visuais entre as décadas de 60 e 70, no mundo e também no Brasil. Prática exclusiva da arte contemporânea, pode ter inúmeras formas de materialização e conceituação, em trabalhos complexos que unem as linguagens fotográfica e escultórica. A oficina propõe apresentar um recorte da produção de fotoesculturas de artistas brasileiros, caracterizados por trabalhos fotográficos com formas tridimensionais.

– Diana Proença Módena (Ribeirão Preto, 1981) vive e trabalha em São Paulo. Formada em Artes pela UNESP, é artista visual, arte-educadora, designer de acessórios e fotógrafa. Participou de salões e exposições nacionais e internacionais, como Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência do Itaú Cultural; Corpo que é meu Outro no Centro de Educação e Cultura de Suzano; 3o. Salão de Outono da América Latina no Memorial da América Latina; entre outros. Realizou quatro exposições individuais.


– OFICINA DE FOTOGRAFIA E LITERATURA: PELA JANELA DOS MEUS OLHOS – UMA CRÔNICA NA PANDEMIA

Coordenação: Marco Aurélio Olímpio

Datas e horários: 15, 17, 22 e 24 de junho, das 18h às 20h

Inscrições: 14 a 30 de maio

30 vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://forms.gle/j9ddqB34iLL3GqY2A

– Sinopse: Imagem e Palavra são textos. Tem o propósito de comunicar. Em pequenos ensaios criam panoramas de situações vividas pelas pessoas dentro de seus espaços de convívio, que somados, compõem uma história na grande teia da qual somos parte. Narrativas retratam personagens e situações que temos vivido durante a Pandemia da Covid-19. A oficina propõe trazer o ponto de vista do participante através da documentação pela fotografia feita com celular ou câmera numa junção com a escrita, considerando a rotina de cada participante. Será um exercício onde o olhar encontra acalanto nas palavras silenciadas.

– Marco Aurélio Olímpio é fotógrafo, trabalhou no Sesc Pompéia de 1992 a 1994 como laboratorista fotográfico. Transferiu-se posteriormente para a PUC-SP onde exerceu por 13 anos a função de técnico em ensino de fotografia e estudou Comunicação em Multimeios. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas realizadas em espaços culturais da Capital e no Interior. Teve fotografias publicadas em jornais e revistas de grande circulação no Estado de São Paulo bem como fotografou para diversas gravadoras na realização de capas de discos. No ano de 2010, lançou seu livro Álbum Imagens Musicais pelas Edições Sesc-SP. Em 2015 teve sua trajetória filmada em documentário intitulado Entre o Traço e a Luz, pelo diretor Zeca Ferreira, o qual segue participando de mostras em festivais.


– PALESTRA: INICIAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO PARA NOVOS ATORES

Coordenação: Emerson Grotti

Datas e horários: 15 de junho, das 14h às 16h

Inscrições: até preenchimento das vagas

100 vagas por turma

Plataforma: Zoom

Público-alvo: interessados em geral

Link para inscrição:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwkcO6gqD8vG9E8dPfEghWI7TgxHkMHWOj4

– Sinopse: A atividade abordará a carreira do ator/atriz em diferentes modalidades do mercado, buscando diferenciar e esclarecer o papel das agências de modelo e de atores, falar sobre formação, entidades representativas do setor e as possibilidades de atuação em diferentes espaços.

– Emerson Grotti é ator desde 1990 e formou-se em Filosofia pela Unesp em 2000. Foi professor de iniciação teatral pela Culturarte, em Assis/SP, entre 1991 e 1995; professor de teatro pela Prefeitura de Marília de 1996 a 2000; ofereceu Orientação Teatral na Unesp Marília, sob supervisão do Prof. Dr. Mario Fernando Bolognesi entre 1996 e 2000; professor de Performance na Oficina Cultural Alfredo Volpi em 2001, Professor de Teatro e Orientação Artística em escolas públicas do município de São Paulo entre 2002 a 2006; Professor de Estética e Filosofia da Arte nas escolas Fama e Montessori entre 2006 a 2012; e ministrou em diversas cidades o Workshop A dramaturgia do ator em 2019 pelo Programa Oficinas Culturais.


– EM DEFESA DA NARRATIVIDADE: PSICANÁLISE E ESCRITA CRIATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Coordenação: Ricardo Hirata

Datas e horário: 15 de junho das 18h às 21h

Inscrições: até preenchimento das vagas

50 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: estudantes, professores, artistas e interessados em geral

a partir de 16 anos

Link pro formulário:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIucuiorD0iG9OrkF1E2J50mITcra4fumXA

– Sinopse: Vivemos numa era de desorientação, como Narciso à beira do lago, que não encontra em si mesmo, um lugar para um desejo. “Para onde ir? Que futuro me aguarda?” Pandemias e catástrofes ecológicas evidenciam uma linha do horizonte onde o sol não nasce radiante, mas se põe de modo sombrio e fantasmático. Será preciso reaprender a narrar os tempos da tristeza e da melancolia, encontrar nos objetos perdidos idealizados, uma possibilidade de recriar o que perdemos, reconhecer os traumas e reendereçar as injustiças perpetradas pelos colonialismos. Reinvestir nas potências narrativas que levam em conta conteúdos inconscientes, é imprescindível.

– Ricardo Hirata é psicanalista e escritor. Com mais de quinze anos de experiência clínica, realiza desde 2015, oficinas e laboratórios de escrita criativa, na interface entre a literatura e a psicanálise, junto ao Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP-SP). Realiza também intervenções com psicanálise e literatura junto a instituições onde houveram traumas psíquicos, como casos de suicídio e abuso moral e sexual, através da escrita participativa de cartas-poemas. Em 2019, em coautoria com pacientes de psicoterapia, escreveu o roteiro da peça Olho de Peixe Morto; sobre isolamento social e tentativas de suicídio entre adolescentes. Realizou uma leitura aberta do texto, com elenco profissional, no Atelier Travessia, em São Paulo, no mês de dezembro. Em 2020, fundou a Literacura, empresa voltada para ações em psicanálise e, com outros artistas, inaugurou o Núcleo Artístico Epidauro. É coautor de Atendimento Psicanalítico da Depressão (Zagodoni, 2020) e de artigos em periódicos de psicologia.


– OFICINA: INTRODUÇÃO À ILUSTRAÇÃO E COMPOSIÇÕES DIGITAIS

Coordenação: Marisa Cristina de Souza

Datas e horários

Turma A: 21 e 23 de junho, das 14h às 16h

Turma B: 28 e 30 de junho, das 14h às 16h

Inscrições: 19 de maio a 6 de junho

20 vagas por turma

Plataforma: Zoom

Público-alvo: interessados a partir de 16 anos, com ou sem experiência

Link para inscrição: https://forms.gle/JFcy3Auy2fXHSBy18

– Sinopse: Apresentar os principais conceitos da arte digital, utilizando softwares diversos e ferramentas mistas, aplicadas a partir de uma metodologia simples, abordando processos de produção, princípios e técnicas básicas para iniciação ao desenho, composições e ilustrações gráficas, de forma prática.

– Marisa Soou, 34 anos, de SP/ZL, iniciou sua trajetória artística com o graffiti, em 2008, e hoje é uma artista multidisciplinar. Designer de estamparia/superfícies e Moda, Ilustradora, Figurinista e Produtora Cultural, com formação em Artes Visuais e Pedagogia, atua como educadora na Fábrica de Cultura Jaçanã e na Prefeitura Municipal de SP. É uma das idealizadoras do Coletivo de produção têxtil urbana, Abayomi Ateliê, e atualmente está desenvolvendo um projeto de ilustração infantil.


– ENFRENTANDO AS IMAGENS – O OLHAR COLONIAL NA CONSTRUÇÃO DO “OUTRO”

Coordenação: Elidayana Alexandrino

Datas e horários: 23 de junho, das 18h às 21h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

50 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: estudantes, professores, artistas e interessados em geral

a partir de 16 anos .

Link pro formulário:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMrdeqvqDIrE9AUuQbxeSjCXsaNOtLXINSs

– Sinopse: A proposta da palestra é discutir representações de pessoas negras na arte e na cultural visual ao longo da história, levantando aspectos do olhar colonial e como os artistas afrodescentes constroem novas narrativas por meio de diferentes linguagens.

– Elidayana Alexandrino é artista visual, educadora e pesquisadora, graduada em Artes Plásticas, licenciada em Educação Artística pela Universidade Braz Cubas (UBC). Desde 2012 atua em museus e centros culturais, desenvolvendo visitas educativas, oficinas e curadorias. Utiliza a fotografia como suporte de expressão e desenvolve pesquisas em que relaciona imagem, memória e cotidiano, entre elas o Projeto Narrativas que se encontram, conjunto de imagens que dialogam entre si.


– CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO EM RAP

Coordenação: Pelaarteazuera – Samuel Porfirio e Kiko de Sousa

Datas e horários: 29 de junho das 18h às 21h

Inscrições: até o preenchimento das vagas

50 Vagas

Plataforma: Zoom

Público-alvo: estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos.

Link pro formulário: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIudemrpzsrHtFJ_cKQXwr6tlTP8kwfgzJt

– Sinopse: A oficina tratará da composição em rap, explorando aspectos como tempo e ritmo, evidenciando os processos criativos de métricas. A proposta é estimular o mergulho no universo paralelo existente aos olhos do apreciador e a empatia em entender os caminhos e pensamentos diversos; explorar a origem da postura, códigos seculares, autoestima e rotina do rap, além de outros pontos relevantes, como direitos autorais.

– Kiko de Sousa: músico, tecladista, produtor e professor. Morador da Zona Leste, Cohab 2 e fundador do coletivo Pelaarteazuera. É da banda Engrenagem Urbana e do projeto Quebrada instrumental. Participou das turnês: “Licença Poética” do Rapper Kamau, “Outra Esfera” da Rapper/Cantora Tassia Reis, “Galanga Livre” do premiado disco de Rincon Sapiência. Ao lado do DJ RB já produziu várias músicas totalizando mais de 200 Milhões de visualizações no YouTube. É professor de música na Fundação Casa de Itaqua pelo projeto Guri. Símbolo de inquietude e talento, assinou junto com Rincon Sapiência a trilha sonora do filme Medida Provisória de Lázaro Ramos, previsto para 2020.

– Samuel Porfirio: M.C, Oficineiro, Apresentador e entrevistador. Morador da Zona Leste, Cohab 2 e cofundador do coletivo Pelaarteazuera. É da banda Engrenagem Urbana e do projeto Pelaarte&Prosa. Idealizador do projeto Pelaarte&Prosa já fez diversas entrevistas. Oficineiro de Rima no MSE (Serviço de Medida Sócio Educativa). Amante da música, compõe suas letras fortemente influenciadas na música brasileira e suas atmosferas boemias, românticas e poéticas. Escrevendo seu primeiro livro das vivências como oficineiro e artista nas Fundações Casa e MSE.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.