DemaisDestaque da CidadeEducaçãoSegurança

Plano Integrado de Segurança Escolar é debatido com diretores das unidades

Na tarde desta terça-feira (11), aconteceu uma reunião na sede da Secretaria de Educação de Pirassununga (Palácio da Educação) envolvendo as forças de segurança do município e diretores das unidades escolares e creches municipais de Pirassununga. No encontro foram discutidos aspectos gerais para elaboração do Plano Integrado de Segurança Escolar (PISE), que visa adotar medidas para uma melhor segurança de todo o ambiente escolar e seu entorno.

Essas ações estão sendo adotadas devido os últimos acontecimentos que abalaram a segurança escolar em âmbito nacional. No encontro foram explanadas as situações de perigo que podem ser enfrentadas na escola e algumas medidas que serão colocadas em prática no PISE.

Dentre as primeiras mudanças adotadas nos estabelecimentos escolares está a implantação imediata do botão de emergência, que é um aplicativo que permitirá um acionamento mais ágil das viaturas da Guarda Municipal e Polícia Militar).

“A nossa ideia foi a de montar o Plano Integrado de Segurança Escolar com o intuito justamente de trabalharmos em união e de forma bem planejada. Estão sendo feitas com diretores de escolas municipais e creches e de escolas particulares e estaduais. O objetivo é trazer segurança para a população e escolas”, afirmou o Capitão Ricardo Anversa, Comandante da 3ª Cia. PM de Pirassununga.

O secretário de Educação, José Ailton também comentou sobre o projeto e ainda tratou de tranquilizar os pais a respeito da segurança no município.

“Queremos tranquilizar a população. A situação é delicada e complexa e não estamos minimizando o quadro. Nós teremos o policiamento mais ostensivo nas unidades e teremos a tecnologia à nosso favor porque teremos um alerta em tempo real. Não queremos trabalhar apenas no plano emergencial, mas também numa perspectiva preventiva”, comentou.

Participaram da reunião o Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar de Pirassununga, Capitão Ricardo Anversa juntamente com os Cabos PM Mancin e Sanches (do projeto Proerd), o Secretário de Educação, José Ailton Correa Lima, o Comandante da Guarda Municipal, Edmilton Robocino e o delegado de polícia Dr. Maurício Miranda de Queiroz.