AgriculturaCultura e TurismoDemaisDestaque da CidadeEducaçãoMeio AmbienteSaúde

Pirassununga recebe unidade móvel do USP na Comunidade em ação de bem-estar e sustentabilidade

De 11 a 16 de dezembro, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP promove na praça central de Pirassununga (SP) um evento aberto ao público para apresentação do Projeto Um Planeta, uma Saúde, um Bem-estar, que propõe contribuir com a sociedade oferecendo atividades de pesquisa e extensão relacionadas ao bem-estar único e da educação para a sustentabilidade.

A ação, que conta com uma unidade móvel do Projeto USP na Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, foi organizada pela parceria entre a FMVZ, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). A realização conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Pirassununga representada  pelas Secretarias de Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Cultura e Saúde, cujas ações e integração com a Universidade serão evidenciadas, além das  ONGs Associação Sócio Ambiental Sementes do Amanhã e Associação Sócio Ambiental Santo Animal.

Programação

O lançamento do Projeto acontece do dia 10 de dezembro, das 18 às 20 horas, quando ocorre a primeira parte  do I Seminário “Um Planeta, Uma Saúde, Um Bem-Estar: Educar para a Sustentabilidade“,  transmitido pelo Youtube. A inscrição deve ser realizada nesse link. Os participantes terão direito a certificado. No dia 16, no mesmo horário ocorrerá a parte final do Seminário. Nos demais dias, sete estações vão concentrar informações sobre biodiversidade, sustentabilidade no ambiente familiar, hortas nas escolas, bem-estar único, guarda responsável de animais, relação Universidade e Educação Básica e ações integradas de saúde no município de Pirassununga.

Nos dia 11 e 12 (sábado e domingo), as atividades presenciais acontecem das 8 às 17 horas; de 13 a 16, o horário é das 13 às 17 horas, quando em uma parceria inovadora, os estudantes das escolas do município de Pirassununga, farão visitas guiadas às estações, juntamente com as famílias, para que conheçam e se integrem às ações do Projeto.

Segundo o professor Adroaldo José Zanella, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da FMVZ USP,  coordenador do Projeto, o objetivo é  falar de sustentabilidade para pensar na conservação do planeta, no bem-estar geral, na nossa saúde e das futuras gerações. “A pandemia da covid-19 mostrou a importância de ações integradas entre universidades, instituições governamentais, organizações não governamentais e  sociedade civil para que soluções práticas e sustentáveis sejam desenvolvidas, considerando-se o enfoque na educação, que pode gerar efeitos mais permanentes”, analisa.

Conheça o Projeto Um Planeta, Uma Saúde, Um Bem-Estar

Conheça o Projeto USP na Comunidade

Serviço

Abertura on-line: I Seminário “Um Planeta, Uma Saúde, Um Bem-Estar: Educar para a Sustentabilidade”