Demais 2Destaque da CidadeSaúde

Pirassununga recebe profissionais para curso do SAMU

Pirassununga recebeu representantes de diversos municípios da região na tarde desta quarta-feira (28) para uma reunião realizada no Auditório Beta do Palácio da Educação. Foi promovido ma ocasião um curso de capacitação de suporte básico vida.

“O curso foi desenvolvido para todos os profissionais da rede de urgência e pronto atendimento de Pirassununga do serviço de ambulância municipal e da região”, comentou o coordenador do SAMU de Pirassununga, enfermeiro Francisco Paulo de Sousa.

Participaram representantes dos SAMUs de Conchal, Araras, Limeira, Mogi Guaçu e São João da Boa Vista, que levaram mais experiência neste treinamento destinado a reduzir mortes e a incapacitação por doenças cardiovasculares.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Essas manobras tem como objetivo manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada.

O SBV é essencialmente composto por ações simples, mas fundamentais, que podem ser realizadas por pessoas sem treinamento médico avançado.

Francisco Paulo de Sousa (Coordenador SAMU), Fabio Henrique de Souza (Médico Instrutor BLS) e Rafael Marcelino (Enfermeiro Instrutor BLS)