DemaisPlanejamento

Pirassununga participa do 1ª Congresso Nacional de Consórcios Públicos e Municípios

Na última segunda e terça-feira (dia 21 e 22) representantes do Executivo Municipal de Pirassununga, estiveram presentes na 1ª Conferência Nacional de Consórcios Públicos e Municípios realizada no Memorial da América Latina na cidade de São Paulo.

Conteúdo do Evento: https://www.sdr.sp.gov.br/memorial-da-america-latina-recebe-congresso-nacional-de-consorcios-publicos-e-municipios/

A Conferência contou com a participação de autoridades do âmbito Nacional e Estadual, com destaque para André França ? Secretário Nacional de Qualidade e Meio Ambiente; José Valverde ? representando a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo de São Paulo; e Rafael Goffi ? Coordenador de Consórcios Públicos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do governo de São Paulo.

Durante os dois dias do evento, além das trocas de experiências e visualização de sistemas de consórcios e parcerias que vem dando certo em todo Estado de São Paulo e no Brasil, os participantes tiveram contato com empresas expositoras que, implementam ações tecnológicas, sustentáveis e de vasto interesse coletivo, em auxílio dos Consórcios Públicos Municipais e Regionais.

Durante a realização do Congresso, houve destaque para os seguintes temas e debates relacionados aos consórcios públicos: resíduos sólidos, saúde pública, educação, inovações tecnológicas no setor público, saneamento básico e programas sociais. Destacou-se ainda, a necessária implantação da nova lei de licitações nos municípios, aspectos da nova lei de improbidade administrativa e, a postura dos municípios frente aos desafios futuros da gestão integralizada.

O Prefeito Municipal Dr. Mantovani designou seus secretários e técnicos da Prefeitura para participação do evento, lembrando que Pirassununga já caminha na direção pautada no Congresso, prova disso é o recém pactuado Consórcio da Saúde que, em consonância com os anseios da população e aval da Câmara dos Vereadores, trará economia e melhoria nos atendimentos da saúde para coletividade. Além de outros consórcios e parcerias regionais que poderão ser pactuados durante sua gestão, a exemplo da ARTEAC – Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central a qual, Pirassununga passou a fazer parte durante este ano de 2022 e que tem por objetivo promover e desenvolver o turismo e, consequentemente, a economia de nossa região. (Araras, Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição e Santa Cruz das Palmeiras)

As parcerias públicas consorciadas buscam elevar o potencial de desenvolvimento das cidades e região, alinhadas com as diretrizes da Agenda 2030 da ONU e ODS, avançando e melhorando a qualidade de vida da população em diversos segmentos.

(Representantes que acompanharam o evento: Sônia Grigoletto ?Administração?, José Luiz de Moura ?Meio Ambiente?, Tiago Varisi ?Planejamento? e Ana Lídia Pelais ?Convênios Públicos e parcerias?).