DemaisDestaque da CidadeDestaque1Saúde

Pirassununga inicia vacinação dos profissionais da linha de frente de combate à Covid-19

O Município de Pirassununga iniciou nesta tarde de quinta-feira (21) a vacinação dos profissionais da linha de frente de combate à Covid-19. Os primeiros vacinados na cidade foram o prefeito, Dr. Dimas Urban, e o secretário Municipal da Saúde, Dr. Álvaro Jardim. A primeira profissional da Saúde a aplicar a vacina ? e a terceira a receber a vacina ? foi a enfermeira Ana Cristina Françoso.

O prefeito e o secretário da Saúde decidiram participar do momento histórico justamente a fim de demonstrar à população a importância da vacinação, além de evidenciar que a vacina é segura e deve ser tomada por todos.

Inicialmente a vacina será distribuída apenas a profissionais da Saúde, em especial os que integram a linha de frente do combate à Covid-19. Tanto o prefeito quanto o secretário Municipal da Saúde são médicos e integram a linha de frente do combate à doença ? atendendo inclusive na Santa Casa. Por isso eles já estão entre os profissionais aptos a receberem a vacina.

A vacinação tanto do prefeito quanto do secretário Municipal da Saúde foi transmitida por ‘live’ (ao vivo) no Facebook da Prefeitura, como meio de conscientização e incentivo à vacinação. A transmissão pode ser revista pelo link https://www.facebook.com/prefeitura.pirassununga/videos/240628124339453.

Pouco antes de receber a vacina o secretário da Saúde reforçou que ambos, como médicos, participam da linha de frente trabalhando e atendem diariamente, ou seja, já tomariam a vacina nesta etapa. A gravação de ambos tem o objetivo apenas de passar ao público exemplo a ser seguido por toda população assim que a vacina estiver disponível. ?Atendemos diariamente toda a população, atendemos na área do Covid-19, então por isso estamos aqui hoje para dar a partida, o início, pra começarmos essa nova fase, a fase final dessa pandemia. Espero que toda a população entenda e venha com a gente, vacine-se?, disse o secretário.

O prefeito reforçou a importância do ato, e explicou que o Município encaminhou pedido ao Ministério da Saúde para que os professores também sejam incluídos no grupo prioritário (já que está previsto para breve o reinício das aulas). O chefe do Executivo ainda demonstrou a carteira de vacinação recebida na aplicação da Coronavac. A carteira permitirá o controle por parte do Governo do Estado e conta até com um QR Code, que ajuda a informatizar os dados de vacinados.

Vale destacar que o Município recebeu no início da tarde desta quinta-feira (21) as doses da vacina reservadas aos profissionais da Saúde, especialmente os que atuam na ‘linha de frente’. ?Infelizmente vieram poucas doses, 960 doses para Pirassununga, mas vamos ver se o esforço lá em cima para que se consiga que venha vacina para toda a população?, defendeu o prefeito.

O Dr. Paulo Neto, médico da Academia da Força Aérea, que também atua na linha de frente, foi outro a tomar a vacina a explicar a importância de se imunizar.

Os profissionais da linha de frente não precisam se preocupar, já que a própria Vigilância Epidemiológica providenciará a vacinação nas respectivas unidades.