Destaque da CidadeIndústria e Comércio

PAT agenda nova programação do “Time do Emprego”

Na semana passada, na terça e sexta-feira, respectivamente nos dias 20 e 23, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), posto de Pirassununga ? vinculado à Secretaria Municipal de Comércio e Indústria ? realizou a retomada do programa estadual ?Time do Emprego?, após algumas temporadas inativo.

Estes dois primeiros encontros foram realizados nas dependências do Plenário do Paço Municipal, com cerca de 40 pessoas de diferentes profissões, porém, vivendo a difícil realidade do desemprego. O Brasil, segundo projeções realizados pelo Ministério do Trabalho, até meados de dezembro de 2017, pelo menos 26 a 27 milhões de brasileiros encontram-se sem ocupação e ?excluídos? do mercado de trabalho.

Com claro objetivo de reinclusão de profissionais ao mercado de trabalho, o PAT de Pirassununga voltou a adotar a programação, totalmente remodelada, para auxiliar estas pessoas a se reposicionarem no mercado. Na segunda semana consecutiva de encontros, a terceira reunião na tarde desta terça (27) e o quarto encontro marcado para a sexta-feira (2 de março), o PAT já aceita novas inscrições de pessoas desempregadas para que possam encontrar novas esperanças de recolocação profissional.

?Novas turmas deverão ser formadas para que haja novas oportunidades. Em todas as oportunidades, o prefeito Ademir Lindo lembra que um dos principais objetivos é proporcionar a geração de empregos, com vinda de novas empresas e empreendedores?, observou o secretário municipal William Passos Ponciano (Comércio e Indústria).

Nesta linha de pensamento, a coordenadora do PAT de Pirassununga, Tereza Erxleben, também relata a vocação e políticas mais apropriadas recém-adotadas na cidade, para que novos postos de empregos sejam mediados pelo serviço. ?O programa já é uma oportunidade para que tenhamos sucessos nas recolocações ao mercado. Temos várias intermediações no PAT e que não são preenchidas porque as pessoas não se preparam ou não possuem o perfil; precisamos ajudar estas pessoas para que haja mais sucessos?, finalizou.

? Programa – O ?Time do Emprego? é um programa do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria Estadual do Emprego e Relações Trabalhistas), de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Geralmente, estas turmas se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante quatro horas.

Após a fase de adesões feitas em janeiro e início deste mês de fevereiro, as turmas se reúnem para as orientações sobre o programa, que inclui o levantamento das expectativas, o compromisso da participação efetiva e para ?responder? alguns dos questionamentos indicados pelo programa.

Dentre estes ?questionamentos?, estão reflexões sobre ?quem sou eu?, para reencontrar as habilidades e competências; além do desenvolvimento de um currículo atrativo, formulário de solicitação de emprego e entrevista; e técnicas de procura de recolocação profissional. O programa também observa, nestas quatro horas de convivência, o comportamento em grupo e possíveis ?respostas? em que o candidato a um novo emprego no mercado de trabalho precisa reconhecer em si e informações complementares do mercado.

One thought on “PAT agenda nova programação do “Time do Emprego”