Cultura e TurismoDestaque da CidadeDestaque1

Novo Ranchinho Alegre estreia no TMCB, dia 30

O programa Ranchinho Alegre renasce com a proposta de resgatar e valorizar a cultura caipira, exaltar a memória do rádio pirassununguense, destacando valores e talentos ligados à cultura popular tradicional da cidade. Sucesso nos anos 60 e 70, o programa de auditório de maior expressão regional da história do rádio, tinha no comando o radialista e apresentador José Branco de Miranda, o Branco.

O trio ?Os 3 Batutas Corimbatás?, artistas exclusivos da ZYI-3 Pirassununga, formado por Nenete (Waldemar Castellar De Franceschi), da Sanfona (José Stilli) e Ditinho do Cavaquinho (Benedito Aparecido de Oliveira), fazia muito sucesso nas manhãs de domingo no palco do Teatro Jossandra, ao participar do Ranchinho Alegre, que tinha transmissão da Rádio Difusora de Pirassununga. ?Esse patrimônio cultural deve ser preservado e cada vez mais difundido?, afirma o secretário municipal Roberto Bragagnollo (Cultura e Turismo), que está à frente do projeto.

Se desde o início lutamos para que a Semana Nenete seja reconhecida como uma das mais importantes festas da cultura caipira do país, nossos violeiros e cantadores merecem o carinho e respeito de todos nós pirassununguenses pelo que representam?, conclui o secretário.

? Novo programa – Como no passado, a nova versão do Ranchinho Alegre reunirá duplas, trios, grupos de violeiros, poetas, catireiros e contadores de causos inscritos na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Contará, também, com a participação de figuras ligadas à cultura popular tradicional de Pirassununga.

Pela agenda da pasta, o programa terá sua estreia no dia 30 de abril – último domingo deste mês de abril – e suas edições vão acontecer sempre no último domingo de cada mês, às 10h30, com entrada franca, no Teatro Municipal Cacilda Becker.

No programa original, sob a direção do saudoso Zé Branco, os violeiros chegavam nas manhãs de domingo no Teatro Jossandra, se inscreviam e cantavam. Nesta nova versão, os participantes deverão estar inscritos na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, à avenida Painguás, nº 2014, no Jardim do Lago (região oeste da cidade).

As inscrições são gratuitas e estão abertas no Centro de Convenções ?Prof. Dr. Fausto Victorelli”, com a servidora Maria Das Graças Fortes Salgueiro. Informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3563-0530 e 3562-1207. A cada programa, a produção definirá as atrações que vão subir ao palco e os “convocará” para participarem de um ensaio geral nos dias que antecedem o evento. O Grupo de Violeiros Canarinhos da Viola está entre as atrações de estreia que vai acontecer no dia 30 de abril, às 10h30, no Teatro Municipal Cacilda Becker.