Assistência e Desenvolvimento SocialDemaisDestaque da Cidade

Nova unidade do CREAS é inaugurada em Pirassununga

Foi inaugurado na noite desta quarta-feira (21) a nova unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Pirassununga. O novo espaço fica na Rua Pereira Bueno, 452, centro e está preparado para atender as necessidades do município.

O CREAS é uma unidade pública de assistência social onde são atendidas pessoas e famílias em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. A unidade de Pirassununga foi fundada no dia 1º de agosto de 2008 esteve por mais de 4 anos atendendo a população em um espaço que limitava os atendimentos e acolhida dos usuários.

A nova unidade deve obrigatoriamente ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). O CREAS ainda tem referenciado a ele os serviços que são desenvolvidos pelo terceiro setor como abordagem social, serviço para pessoas com deficiência, serviços de medidas socioeducativas em meio aberto e os serviços de proteção social especial de alta complexidade com as casas de acolhimento.

Este CREAS, além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços de assistência social ou demais serviços públicos existentes no município. Apoia a família na sua função protetiva, presta apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

“O CREAS é um equipamento muito grande para a assistência social. Há quatro anos estava em local inapropriado e hoje está no local ideal para atender os usuários. O CREAS atende hoje mulheres vítima de violência, população em situação de rua, famílias que sofreram qualquer violação de direitos, crianças e instituições”, afirmou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Márcia dos Santos Lourenço Turatti.

“Aqui se materializa tudo o que a pessoa precisa, aquele que está em situação frágil e sofreu. Mesmo no século 21 o ser humano ainda apresenta esse tipo de mazela. Precisamos levar a esse ser humano uma palavra que possa mudar sua vida e para isso serve esse local”, disse o prefeito Dr. José Carlos Mantovani.

O novo CREAS foi feito sem utilização de verbas municipais. “Nada, desde o aluguel do equipamento até os móveis não foram de recursos próprios. Tudo foi de recurso do Estado e do Governo Federal”, disse a secretária Márcia.