O ano da educação pirassununguense

O ano da educação pirassununguense

O ANO DA EDUCAÇÃO PIRASSUNUNGUENSE

Com foco em gestão, aprendizagem e valorização profissional, município implementa políticas educacionais baseadas em evidências e boas práticas nacionais

A Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga implementou durante 2025 um conjunto de ações para fortalecer a aprendizagem dos alunos, valorizar os profissionais da rede e aprimorar a gestão educacional.
As medidas foram estruturadas ao longo deste ano, a partir da participação do município no programa Prefeituras de Excelência, do Instituto Libertas, realizado com apoio de mentoria do secretário de Educação de Joinville (SC), Diego Calegari, referência nacional em resultados de aprendizagem para alunos da rede pública.
O projeto teve como objetivo compartilhar práticas bem-sucedidas e oferecer suporte técnico para que as prefeituras adaptassem soluções comprovadas à sua realidade local.
Com base em políticas públicas que tiveram sucesso em Joinville — cidade que obteve o melhor IDEB entre os municípios com mais de 500 mil habitantes — a equipe da Secretaria de Educação de Pirassununga estruturou políticas que buscaram a gestão com a melhoria contínua da educação pública.
Entre as principais ações desenvolvidas estão:
1. Monitoramento de Frequência e Busca Ativa
A Secretaria implantou novos protocolos de acompanhamento da frequência escolar, permitindo identificar rapidamente casos de ausência e acionar medidas preventivas junto às famílias e às equipes escolares.
Com a busca ativa e o trabalho intersetorial, o propósito é que nenhum aluno fique fora da escola, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e rede de proteção. Mais informações em Monitoramento de Frequência e Busca Ativa.
2. Avaliação de Aprendizagem Municipal
Avaliações periódicas que permitem diagnosticar o aprendizado dos estudantes de forma contínua. Com essas informações, a Secretaria consegue planejar intervenções pedagógicas mais precisas, apoiar os professores e direcionar ações para os estudantes que mais precisam de reforço, promovendo uma gestão orientada por evidências.
3. Reforço Escolar 
A gestão municipal estruturou um programa de reforço escolar voltado a alunos com dificuldades em portugues e matemática.
Com atividades complementares e metodologias específicas, o programa tem ajudado estudantes a recuperar conteúdos e avançar no ritmo adequado, garantindo o direito de aprender para todos. Mais informações em Reforço Escolar.
4. Programas de Formação Continuada
A Secretaria ampliou as oportunidades de formação para professores e gestores escolares, oferecendo capacitações, por meio de parcerias com o Estado e o Ministério da Educação, através do Programa Alfabetiza Juntos SP e do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil, o Pro-LEEI. 
5. Gestão Escolar
Adoção de práticas de gestão apoiando as escolas a alcançarem seus objetivos educacionais de forma consistente e eficaz. A iniciativa contou com a utilização de instrumentos como pesquisas de satisfação (Net Promoter Score), indicadores de desempenho pedagógico e dados de frequência escolar, a partir da análise dessa informações são propostas melhorias e um plano de ação para que a escola atinga seus objetivos estratégicos.
As ações implementadas vão fortalecer o vínculo entre escolas e famílias, garantindo que os estudantes tenham mais apoio para aprender e que os professores disponham de melhores condições para ensinar.

A Prefeitura de Pirassununga consolidou, assim, uma nova etapa na educação municipal — mais planejada, próxima da comunidade e focada em resultados que transformam o dia a dia dos alunos e de suas famílias.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação.