DemaisDestaque da CidadeSaúde

Ministério da Saúde recomenda adiamento da vacinação de rotina para crianças

O Ministério da Saúde estipulou o adiamento da vacinação de rotina para crianças. A ideia é que enquanto houver vacinação aos idosos, os pais não levem, sob nenhuma hipótese, as crianças aos postos de vacinação até o dia 15 de abril. A orientação vem sendo seguida nos postos de vacinação de Pirassununga. Por isso, orienta-se pais e responsáveis que não levem crianças a postos de vacinação neste período.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe / Influenza (2020) teve início já nesta segunda-feira (23) em sua primeira fase, dedicada exclusivamente a Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde. Essa 1ª fase perdura até 15/04/2020.

Durante essa primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe, o Ministério da Saúde recomendou aos Estados e Municípios que seja adiada a vacinação de rotina, principalmente das crianças. Assim, até o dia 15 de abril, a população deve aguardar a conclusão desta fase para que possa voltar aos postos de saúde para se vacinar. A medida preventiva objetiva reduzir o contato dos idosos e crianças, já que estas são importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias.

Assim, a recomendação é que pais e responsáveis por crianças aguardem o término desta fase e, a partir do dia 16 de abril, voltem às unidades de saúde para realizar a vacinação de rotina. Esta medida, se estende também para população adulta, contemplada no calendário nacional de vacinação. Contudo, para Estados com circulação ativa do vírus de sarampo e febre amarela, é recomendada a continuidade da vacinação para as duas doenças, e que estas estratégias ocorram de forma planejada afim de evitar concentração de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.