Destaque da CidadeDestaque1Indústria e Comércio

Inaugurado, “Ganha Tempo” atende e unifica serviços

Nesta semana, o programa ?Ganha Tempo? foi oficialmente entregue pelo prefeito Ademir Lindo em ato solene realizado no início da noite desta quinta-feira (26), na região central da cidade.

Muitos populares participaram do ato solene e o prefeito destacou a importância de se ?concentrar? os serviços e de facilitar o acesso, com infraestrutura básica necessária para receber os usuários. ?Ainda temos dificuldades financeiras, mas, com muito trabalho e união de esforços já trilhamos mais de 80%, da superação destes problemas?, ponderou o prefeito Ademir Lindo.

O próprio prefeito e os secretários municipais William Ponciano (Comércio e Indústria) e Paulo André Tannus (Segurança Pública) confirmaram o encaminhamento, para breve, implantar novos serviços, como a emissão de carteira do Registro Geral (RG) e da certidão de antecedentes criminais. ?Lutamos muito para garantir mais estes benefícios, porque Pirassununga merece as facilidades de outros centros?, disse o prefeito.

A população tem, à sua disposição, importantes serviços com atendimento unificado e que, em breve, deverá diversificar ainda mais o atendimento. Um destes serviços previstos será a implantação da emissão e renovação da carteira de identificação do Registro Geral (RG).

Outra informação importante é que o atendimento diário aos serviços de parceria com a municipalidade, como é o caso do PAT, Banco do Povo, Sebrae Aqui e Procon, chegam a 100 atendimentos diários. Já o Ciretran/Detran, esta média apurada é de 300 atendimentos diários.  Conheça a função de cada prestador de serviço, no ?Ganha Tempo?:

? Ciretran/Detran

1. CNH

Primeira Habilitação, Adição e Mudança de Categoria;

Renovação;

Transferência;

Alteração de dados;

Pesquisas de pontuação;

Prontuário de CNH;

Transferência de pontuação (multas/Detran), outros órgãos necessário enviar ao ao órgão autuador.

Recebimento de recursos de multas (DETRAN), e de processos Administrativos;

CNH digital ( para CNH emitidas a partir de maio de 2017);

PID (Permissão Internacional para Dirigir);

2. Veículos

Primeiro emplacamento;

Transferências;

Segunda via de CRV;

Baixa definitiva de veículos;

Licenciamentos;

Segunda via de CRLV;

Liberações de veículos apreendidos;

Pedido de segunda via de placas,

Todos os serviços prestados por esta Unidade contam no Portal do Detran, inclusive toda a documentação necessária para a realização dos serviços disponíveis: www.detran.sp.gov.br.

??? Em breve, algumas taxas poderão ser pagas via Cartão de Débito, diretamente pelo sistema do Detran.

? Posto do Ministério do Trabalho

1. Emite a 1ª e outra vias de Carteira de Trabalho;

2. Faz rescisão contratual entre empresa e o trabalhador;

3. Formaliza e habilita o ?Segura-Desemprego?.

? PAT

1. Intermediação de mão de obra, em todos os níveis;

2. Formaliza e habilita o ?Segura-Desemprego?, perlo Programa Emprega São Paulo / Mais Emprego;

3. Emissão de Carteira de Trabalho;

4. Reinserção do trabalhador desempregado ao mercado de trabalho formal ou informal, com programas auxiliares, como o PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), ?Time do Emprego?, Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, Aprendiz Paulista, Frente de Trabalho, e outros.

5. Auxílio aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

? Banco do Povo

1. Seleção de microcrédito a pequenos e micro-empresários, pessoas jurídicas ou físicas;

2. Oferecimento de financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações ou cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro ou investimento fixo;

? Sebrae Aqui

1. Posto de Atendimento ao Empreendedor tem como função oferecer consultoria, assessoria e informações básicas para o micro e pequeno empresário, em quaisquer negócios;

2. Atua nas áreas de agricultura, alimentos e bebidas, artesanato, beleza, construção e reforma, economias criativa, mercado digital, pecuária, bem-estar e saúde, turismo, veículos, e outras atividades;

3. Propõe e intermedia cursos e oficinas profissionais para melhor qualificar o micro e pequeno empresário.

? Procon

1. Mediação de casos conflituosos entre clientes e consumidores insatisfeitos;

2. Registro e acompanhamento de reclamações feitas pelo consumidor. (Crédito / fotos: Thaís Mazali).