EMAIC-Castelinho divulga atividades da 1ª semana de junho

Há duas semanas, a EMAIC-Castelinho participou de duas atividades especiais na quarta-feira (dia 6), ocorreu o workshop de contação de histórias, nas dependências do Teatro MunicipalCacilda Becker; e na sexta-feira (dia 8), uma oficina de leitura, na cidade de Mogi Mirim.

Diretamente do TMCB, quarta-feira (6), o professor-coordenador Almir Rogério Ferraz e Sueli Aparecida Furlan Vick ofereceram aos educadores da Rede Municipal de Educação, um workshop decontação de Histórias, com o professor e ator Eduardo Pretel, residente no município de São Simão (SP). Na oportunidade, foram recepcionadas gestoras e professoras-coordenadoras que puderam estar presentes para prestigiar este momento de trocas de experiência.

O professor-coordenador do EMAIC-Castelinho destacou o impacto positivo de valorizar o caráter formativo dos profissionais educadores da Rede Municipal de Ensino, além de contemplar a cidade com uma referência cultural e educacional. Ferraz agradece o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do servidor, escritor e jornalista Israel Foguel, que gentilmente cederam o Teatro MunicipalCacilda Beckerpara realização do evento.

Oficina na sexta-feira (8), mais uma vez o professor-coordenador Almir Rogério Ferraz e a monitora de Educação Básica, Roseli Alves Mattoso Barbosa, participaram da oficina A Leitura Inclusiva e o livro digital acessível Daisy, promovido pela FundaçãoDorina Nowill, com patrocínio do Programa de Ação Cultural do Estado (PROACSecretaria de Cultura do Estado de São Paulo), e apoio da Secretaria Municipal da Educação de Mogi Mirim.

Nesta oportunidade, os educadores realizaram debates relativos ao acesso da leitura para pessoas com baixa visão ou cegueira na rotina escolar e social. Exercitaram reflexões sobre como a sociedade observa e oferece possibilidades igualitárias para leitura, bem como, elaboração de propostas de políticas públicas que fortaleçam a democratização e responsabilidade de todos no processo de inclusão.