EMAIC-Castelinho destaca alunos vencedores do “1º Concurso de Contos e Causos”

A Estação-Escola Municipal de Apoio Integral à Criança (EMAIC)Castelinho, promoveu no início deste mês de julho, o Concurso de Contos e Causos, no hall de acesso aos Auditórios Alfa e Beta (Salão do Índio), do Palácio da Educação, idealizado pelo professorcoordenador Almir Rogério Ferraz.

Os trabalhos foram produzidos durante o mês de junho passado, com professores de Arte das classes de e anos de todas as unidades escolares do Ensino Fundamental da Rede Municipal, e envolveu, naturalmente, toda a equipe das escolas. Segundo o idealizador do projeto e a gestora Sueli Furlan Vick, o objetivo foienvolvera coletividade estudantil – desta faixa etária – com trabalhos sobre o folclore, porém, com a inclusão do relato oucauso. Por este motivo, o concurso estimulou a criatividade, interação e comunicação da tradição ao contar histórias entre estudantes e a comunidade pirassununguense, a partir do temaMitos e Superstições.

A partir do tema, os participantes foram capazes de expressar passagens históricas folclóricas e fenômenos de Pirassununga ou do país. Chegamos a 43 trabalhos e três recebem uma premiação especial”, reiterou o professor-coordenador.

Após este período, 24 obras foram expostas durante a realização da 24ª Semana Nenete de Música Caipira, no Armazém Cultural “Dito Micuim, palco das apresentações folclóricas, e ornamentado pela Comissão de Eventos da Secretaria Municipal de Educação. Todos os trabalhos foram analisados e receberam notas para a escolha dos três finalistas. Os alunos classificados em , e lugar recebem premiação especial; outros 16 alunos obtiveram “menção honrosa pela relevância”, e os professores recebem um certificado de participação no projeto.

EscolhidosOs dez primeiros alunos em ordem de classificação devem participar de um workshop oferecido pelo artista plástico Carlos Eduardo Zornoff, em seu ateliê (à rua Coronel Franco, nº 2512Centro), ainda a ser realizado; ao final todos os participantes recebem uma medalha de participação. Entre os alunos vencedores, estão: lugar Sabrina Onofre Martins de Oliveira, da EMEIJAAbbibe Appes, orientada pela professora Ana Cláudia Vilela, com a direção da gestora Milena Senhorine Marafon; lugarGiovana da Fonseca Raimundo, também da EMEIJAAbbibe Appes”, professora Ana Cláudia Vilela,e gestora Milena Senhorine Marafon; e lugar Gean Samuel Pereira Santos, da EMEFPróspero Grisi”, orientado pela professora Ester Solange Boerner Hypolito, com direção da gestora Edwirges Gomes de Souza.

O professor-coordenador Almir Rogério Ferraz, da EMAIC-Castelinho, agradece o empenho da Secretaria Municipal de Educação, todas as unidades escolares envolvidas e respectivos professores e gestores, e aos jurados que, gentilmente, aceitaram o convite: professor de Arte – Rafael Bolito Pelaes; professora-coordenadora da Educação – Simone Sarzi; e Israel Foguel, diretor do Teatro Municipal, presidente da APLACE.