Dia “D” de Vacinação contra gripe é neste sábado em Pirassununga

O Dia “D” da Campanha de Nacional da Vacinação contra a Influenza (gripe) acontece neste sábado (4), em Pirassununga e diversas outras cidades do país. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e será realizada das 8h às 17h, em quinze unidades de Saúde do município – nas USFs Dra Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim), João Balbi (Santa Fé), Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro), Aristides Rodrigues (Redenção), Guaraciaba Vanin (Raia), Jardim Das Laranjeiras, José Marafão (Limoeiro), Roque de Matia (Vila Brás), Rubens Costa (Cleyton Malaman), Vila Pinheiro (Vila Pinheiro), Ana Paula Ferrari (Kamel), Angelina Orsi (Ferrarezzi), Arnaldo Pereira (Roma) e ainda no Serviço Municipal de Infectologia – SAE/VE (Centro) e no Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)

Além da 3ª idade, a Campanha inclui outros grupos: crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias) e pessoas com doenças crônicas.

A vacinação contra gripe Influenza começou no início de abril (dia 10) em Pirassununga a aplicação nos chamados ‘grupos prioritários’ tem registrado adesão mais alta na cidade na comparação com dados da região, do Estado e até do Brasil. Ainda assim a maior parte do público-alvo ainda não procurou os postos de saúde para a aplicação das vacinas.

Vale lembrar que a vacinação que já está acontecendo tem como foco as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto) e indivíduos com 60 anos ou mais de idade. São cerca de 10 unidades de saúde de Pirassununga oferecendo vacinação até 31 de maio – além das unidades abertas no chamado “Dia D”, ou seja, 4 de Maio.

Além dos idosos, crianças, gestantes, e puérperas, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também devem ser vacinados.

Foram administradas 5.332 doses nos grupos prioritários e 603 doses nos grupos com comorbidades, totalizando 5.935 doses aplicadas de vacina contra influenza em Pirassununga.

Locais de Vacinação no Dia D – sábado, 4 de Maio:

(sábado, 4 de maio, “Dia ‘D’”, das 8h às 17h)

• USF Dra Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)

• USF João Balbi (Santa Fé)

• USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)

• USF Aristides Rodrigues (Redenção)

• USF Guaraciaba Vanin (Raia)

• USF Jardim Das Laranjeiras

• USF José Marafão (Limoeiro)

• USF Roque de Matia (Vila Brás)

• USF Rubens Costa (Cleyton Malaman)

• USF Vila Pinheiro (Vila Pinheiro)