Coral da USP e lançamento da Orquestra Sanfônica são atrações do Ranchinho Alegre no domingo

O Programa Ranchinho Alegre realizado neste domingo (26) terá participação, dentre as diversas atrações, do Coral Sertanejo da USP de Pirassununga e servirá ainda para o lançamento da Orquestra Sanfônica de Pirassununga. O Ranchinho começa às 10 horas, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli, e tem entrada gratuita – não é necessário retirar convites antecipadamente.

Com a participação de violeiros e cantadores da cidade e região, o programa realizado das 10h às 12h contará ainda com as duplas Angeluci e Angelito (Porto Ferreira), Paloma & Letícia (Pirassununga) e Carlos Augusto & Fagundes (São Paulo), além da aguardada estreia oficial da Orquestra Sanfônica de Pirassununga.

O convidado especial do “Banco de Prosa” deste domingo é o consertador, afinador e restaurador de sanfonas da região, Sebastião Pizza, 79 anos, da cidade de Descalvado. Músico, ele vai contar segredos e os desafios dessa profissão que ele exerce há mais de 30 anos.

Entre as apresentações haverá sorteio de brindes oferecidos por Panificadora e Confeitaria Marconi, Avícola Santa Rita, Adega Therense, Supermercado e Recanto Andreeta, AgroWestern Moda Country e Agropecuária, Varejão 2 Amigos, Padaria Ki Doçura, Cachaça 51, Pêdra Doces e Salgados, Fernando Eletrônicos e Games, Casa de Carnes Seis de Agosto, Garden Vale Verde, Restaurante Cesar, Cachaça 21/Balalaika, Restaurante Pirazul, Supermercado Araúna, Artesã Maria Maestrelo, Pires Distribuidora de Bebidas, Cervejaria Campanária, Apiário João do Mel, Raul Estética Automotiva, Supermercado São Francisco e Laticínio Jamava.

O programa conta com o apoio cultural da Cervejaria Campanária e MG Móveis Rústicos (Vila São Pedro), e tem apresentação de Juliano Modena.

Lançamento da Orquestra Sanfônica

A “pedra fundamental” da criação da Orquestra Sanfônica de Pirassununga foi lançada no dia 30 de setembro de 2018, na “Primeira Sanfonada” do Programa Ranchinho Alegre, no Teatro Municipal Cacilda Becker.  A reunião de acordeonistas inspirou a Secretaria de Cultura e Turismo a criar a inédita formação em Pirassununga.

O primeiro encontro-ensaio para a formação da Orquestra Sanfônica, realizado no dia 25 de fevereiro deste ano, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli, e reuniu acordeonistas experientes que já atuaram em diversas formações e alunos de acordeom de Pirassununga, Porto Ferreira e Tambaú, do Conservatório Cacilda Becker.

A Orquestra Sanfônica tem a coordenação da professora de acordeão Rosinei Maria Rozin, do Conservatório Municipal Cacilda Becker, e como padrinho o músico e professor de acordeão e teclado, Luiz de Campos.

“Seu objetivo é reunir acordeonistas dispostos a vivenciar a experiência de crescer profissionalmente no coletivo, partilhando o palco e o conhecimento de cada um, sem levar em conta o grau de aprendizado que músico se encontra. Quem tem maior vivência musical ensina e incentiva os que estão em fase intermediária ou se iniciando no instrumento. Todos terão a oportunidade de aprender e se fortalecer enquanto grupo, respeitando o interesse, dedicação e capacidade de cada um”, conclui a maestrina.

Orquestra Sanfônica de Pirassununga: lançamento oficial será neste final de semana
Ensaio da Orquestra Sanfônica de Pirassununga