CEM recebe novo e moderno aparelho capaz de realizar exames de Videoendoscopia e Videocolonoscopia

A Prefeitura de Pirassununga recebeu nesta última semana mais um aparelho destinado para atender a demanda de Saúde do Município. O equipamento já está no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e por ser moderno, é capaz de realizar Videoendoscopia e Videocolonoscopia, e não só a endoscopia. Ou seja, o novo equipamento vai auxiliar nos exames ao ser capaz de produzir Vídeo Endoscópio com Colonoscópio. O equipamento será utilizado no próprio CEM, em ambiente ambulatorial.

Os novos aparelhos devem suprir a necessidade dos cidadãos pirassununguenses e diminuir significativamente a fila para a realização destes exames. Estima-se que após essa redução gradual da espera haja a normalização e que o tempo da fila seja de poucos dias ou semanas para a realização de exames de rotina (já que em relação a urgências já não há filas, pois são realizadas prontamente).

O novo aparelho é diferentemente dos que já foram disponibilizados em nosso Município, se destacando pela sua tecnologia. Com ele o médico não precisa mais utilizar uma espécie de monóculo, como se fosse um microscópio, para visualizar o interior dos pacientes. Com isso proporciona-se mais conforto e precisão ao profissional Médico na realização do exame.

Isso porque os exames aparecem em uma tela própria de aparelhos hospitalares, onde, em tempo real, o médico que realiza o exame pode ter uma melhor visualização, captura de imagens e segurança no diagnóstico.

No caso da endoscopia, a visualização do esôfago, estômago e todo o aparelho digestivo alto do paciente, o exame ajudará nos tratamentos de gastrites, ulceras gástricas ou qualquer outra enfermidade do aparelho digestivo. Já o Colonoscópio, que é operado da mesma forma, realizará exames de retro sigmoidoscopia e Colonoscopia longa, ou seja, examina a parte retal do paciente identificando hemorroidas, tumores, pólipos entre outras tantas enfermidades apresentadas no aparelho excretor e intestinal.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o aparelho faz as funções de dois equipamentos (Videoendoscopia e Videocolonoscopia) e será disponibilizado para uso no CEM aos pacientes do SUS.

A importância da aquisição do aparelho se dá não apenas pela dificuldade enfrentada pela grande maioria dos pacientes em se deslocar para um outro Município (na maioria das vezes Rio Claro e Limeira para a realização do exame), como também em evitar com tais deslocamentos o desconforto causado a estes pacientes (que têm que permanecer em jejum e enfrentar o desgaste das viagens).