DemaisDestaque da CidadeDestaque1Governo e AdministraçãoHabitação

CDHU alerta para ação de golpistas contra mutuários

Estelionatários estão enviando a carta usando o nome dos escritórios de advocacia para oferecer falsos descontos para o morador saldar sua dívida.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, alerta para um novo golpe praticado por estelionatários que usam o nome de escritórios de advocacia.

Nas cartas enviadas para a residência dos mutuários, são oferecidas falsas propostas de acordo com descontos para a regularização da dívida. No texto, é indicado também um número de WhatsApp e um e-mail para o mutuário dar sequência à negociação fraudulenta.

As cartas usam nomes de escritórios de advocacia, inclusive, de escritórios credenciados pela CDHU. O objetivo é ludibriar o mutuário, dando a falsa impressão de se tratar de correspondência oficial da companhia.

Atenção para os alertas:

  • Os boletos da CDHU são sempre emitidos com código de barras iniciados por 104 (Caixa Econômica Federal) ou por 001 (Banco do Brasil).
  • Os boletos emitidos pela CDHU também sempre terão como beneficiário a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU e CNPJ: 47.865.597/0001-09. Sempre confirme os dados na hora de digitar o código de barras para pagamento.
  • A CDHU não solicita qualquer tipo de depósito, transferência bancária ou PIX para quitação de débitos ou parcelas.
  • A CDHU nunca faz negociações por WhatsApp.
  • Os endereços de e-mail oficiais da CDHU terminam sempre com @cdhu.sp.gov.br ou @apoiocdhu.sp.gov.br. A empresa não usa e-mail público (gmail, hotmail, ig e outros).

A CDHU já vem adotando todas as providências administrativas e judiciais necessárias com a finalidade de anular essa prática criminosa. Dentre as medidas administrativas, a CDHU tem intensificado, por todos os meios disponíveis, o envio de correspondências de alertas aos seus mutuários.

A orientação da CDHU é que desconsiderem essas cartas e registrem um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia (presencialmente ou pela internet) por estelionato ou tentativa de estelionato. Além disso, independente de ter sido efetuado ou não um pagamento, o mutuário poderá fazer denúncias sobre as fraudes à CDHU pelo e-mail fraudesdeboletos@cdhu.sp.gov.br, anexando as respectivas cartas e/ou boletos recebidos, prints de conversas, o BO e demais documentos envolvendo o assunto. Esse material auxiliará nas investigações.

Em caso de dúvidas ou antes de qualquer pagamento de boleto avulso, contate apenas os canais oficiais abaixo:

  • Site oficial da CDHU: www.cdhu.sp.gov.br
  • Alô CDHU: 0800-000-2348
  • Postos do Poupatempo
  • Poupatempo Digital
  • Escritórios regionais da CDHU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.