Cacimbas contra enchentes passam por manutenção neste período de chuvas

As cacimbas existentes no Horto Florestal de Pirassununga estão passando por extenso serviço de limpeza e manutenção desde a última quinta-feira (21), tendo como objetivo que estes equipamentos tenham total eficiência ao evitar enchentes nas partes baixas do Município. Os serviços são realizados pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Obras.

As cacimbas, estruturas similares aos famosos piscinões, permitem manobrar e reservar os volumes de chuva pelo controle das vazões que entram e saem de suas estruturas. Ou seja, elas vão “represando” a água das chuvas mais volumosas e este volume de água é liberado lentamente, servindo como alternativa para reduzir o efeito de enchentes e inundações, melhorando a drenagem da região, retendo as águas pluviais quando ocorrem chuvas intensas.

A limpeza é fundamental já que as cacimbas, com as chuvas, acabam arrastando sacos plásticos e embalagens tipo pet, que vão se acumulando e entupindo a drenagem natural da estrutura de escoamento. Por isso a Prefeitura vem realizando periodicamente a limpeza das cacimbas.