DemaisSaúde

DIA “D” – Campanha de Vacinação contra Pólio e Multivacinação

A Prefeitura Municipal de Pirassununga através da Vigilância Epidemiológica e Imunização, ligada a Secretaria Municipal de Saúde, orienta pais e responsáveis por crianças e adolescentes para Campanha de Vacinação contra Pólio e Multivacinação que teve início no dia 08/08 e se estenderá até o dia 09/09/22.
É de suma importância o envolvimento da sociedade pois atualmente, as crianças estão mais suscetíveis a contrair doenças bacterianas e virais do que nos últimos anos. E há pelo menos dois motivos que explicam isso. O primeiro é a baixa cobertura de vacinas contra poliomielite, sarampo e tuberculose, altamente transmissíveis e graves, e o segundo é o sistema imunológico menos desenvolvido, fruto do confinamento durante os dois anos da pandemia de Covid-19.
Com isso, há um risco real de doenças já erradicadas, como a poliomielite, voltarem ao país, ainda mais pelo surgimento de novos casos em países como a África do Sul e Israel. Essa situação nos deixa em alerta sobre o risco de epidemias de sarampo e poliomielite no país para os próximos anos.

A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço. Esse reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos 4 anos de idade. São essas vacinas que são aplicadas via oral.
Nossa meta é alcançar 95% desse público.
Vacinação para crianças menores de 5 anos

1 a 4 anos: todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha
Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)

No caso da campanha de multivacinação, esperamos atualizar o esquema previsto pelo Programa Nacional de Imunização para crianças e adolescentes menores de 15 anos.As vacinas que estarão disponíveis nos postos de vacinação são todas as vacinas do calendário básico de vacinação:  contra a hepatite, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, difteria, meningite, entre outras.
Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

Todos os menores de 15 anos de idade que tenham vacinas de rotina em atraso

Ressaltamos que todos os imunizantes são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e podem ser aplicados simultaneamente.
É de suma importância a apresentação da caderneta de vacinação no ato da vacina.
As unidades de saúde com sala de vacina de rotina são: CEM, USF SÃO PEDRO, SÃO VALENTIM E SANTA FÉ – diariamente com funcionamento das 08 às 16h.
No dia 20/08, sábado, estaremos com a mobilização nacional também nestas unidades e horário (vide abaixo).