AgriculturaDemais 2Destaque da Cidade

Agricultura revitaliza as trilhas do Horto, a Feira do Produtor e trabalha para Serviço de Inspeção Municipal

A Secretaria Municipal de Agricultura, da Prefeitura de Pirassununga, está trabalhando em diversas frentes visando atender os munícipes de maneira ainda mais completa, além de desenvolver projetos que ajudam no desenvolvimento econômico do Município.

Assim está intensificando os trabalhos internos no Horto Municipal, com plantio e distribuição de mudas de árvores aos munícipes, revitalização e limpeza das trilhas (viabilizando o seu uso mais frequente), manutenção de extravasores dos lagos, e até obras de contenção e intervenções necessárias ? com parcerias junto ao Saep e a Secretaria de Obras e Serviços.

No horto foram realizadas obras recentes, amenizando os estragos provocados pelas intensas chuvas, visando impedir vazamento de esgoto no local, que poderia afetar severamente o meio ambiente.

Noutra frente, a pasta trabalha pela implantação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Assim que implantado, essa espécie de selo municipal vai permitir a venda de produtos produzidos na cidade por meio de uma inspeção local, facilitando a venda para os produtores locais de alimentos ? auxiliando produtores de ovos ou o trabalho dos abatedouros, por exemplo. Para isso está em andamento a contratação de um veterinário, essencial para o prosseguimento de mais esse serviço.

No horto também se desenvolve, em parceria com a Educação Municipal, a Horta Escola, produzindo verduras que são doadas aos asilos, Santa Casa e à Cozinha Comunitária, além de poder servir como trabalho pedagógico para os alunos da rede municipal de ensino.

FEIRA DO PRODUTOR

A Feira do Produtor é realizada às quartas-feiras, a partir das 16 h, na antiga Estação da Fepasa (Centro de Eventos Dona Belila). O evento também tem recebido atenção especial, e a Secretaria de Agricultura recentemente habilitou um maior número de expositores em parceria com o Sindicato Rural, que os qualificou, trazendo tanto oportunidades mais diversificadas ao consumidor, quanto maior amplitude na geração de renda dos produtores participantes.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL ? SIM

O SIM (Serviço de Inspeção Municipal) é um serviço de grande importância para toda a população, possibilitando a interligação dos produtores rurais e consumidores locais, aumentando a competitividade com consequente redução de custos dos alimentos de origem animal.

Sua implantação encontra-se na fase final, no aguardo da contratação de médico veterinário por meio de concurso público, indispensável para o regular funcionamento do serviço.

Para os consumidores tem-se o fortalecimento do foco no controle da qualidade higiênico-sanitária, aumentando a segurança dos alimentos comercializados.

A municipalização desse serviço fortalece a economia dos municípios, abrindo espaço para a integração entre os mesmos, incentivando o desenvolvimento local com a implantação de novas unidades agroindústrias e, em consequência, a circulação de maior volume de dinheiro no comércio local.

DOAÇÃO DE MUDAS

A Secretaria de Agricultura também desenvolve no Horto Municipal a produção de mudas das mais diversas espécies de árvores, que são utilizadas para abastecer tanto as demandas da Administração Municipal quanto para doação os munícipes interessados, respeitando critérios e controles pre estabelecidos pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.