DemaisDestaque da CidadeSaúde

Vacinação contra Gripe para crianças de 6 meses a 6 anos começa na próxima semana; Dia “D” está cancelado

A Campanha de Vacinação contra a Gripe / Influenza (2020) para crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade, gestantes (grávidas), puérperas até 45 dias e pessoas com deficiência começa na próxima segunda-feira (11 de Maio).

A campanha iria começar, para esse público, no próximo Sábado (9), mas o Ministério da Saúde cancelou o Dia ?D? previsto para este sábado (9) e realizou mudanças no cronograma.

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, deste ano de 2020, será realizada até 5 de junho. Mas entre 11 de Maio e 17 de Maio a vacinação será para o grupo citado acima. Já entre 18 de Maio e 5 de junho serão vacinados professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 anos a 59 anos de idade. O término da campanha foi prorrogado por mais duas semanas (em relação ao cronograma inicial) para atender a um público maior em um intervalo também maior.

Segundo a Vigilância Epidemiológica e Imunização de Pirassununga, os argumentos que embasam as mudanças no calendário contribuirão para uma melhor organização da Campanha em andamento. A Coordenadoria Geral do PNI (Programa Nacional de Imunizações) salienta que a cobertura vacinal em crianças e gestantes têm ficado abaixo da meta de 90% nos últimos anos, o que requer esforços maiores para a vacinação, demandando a adoção de estratégias diferenciadas para o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais por grupo prioritário.

Os locais de Vacinação contra a Influenza funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aplicam a vacina as USFs Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim), João Balbi (Santa Fé), Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro), Aristides Rodrigues (Redenção), Guaraciaba Vanin (Raia), Jardim das Laranjeiras, José Marafão (Limoeiro) e o CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Jardim Carlos Gomes.

Em virtude ao momento epidemiológico atual, a Vigilância Epidemiológica e Imunização Municipal de Pirassununga informa que as salas de vacinação do Município se organizarão de maneira a prevenir grandes aglomerações. Por isso o setor pede a compreensão da população ante a situação excepcional.

Pirassununga superou meta de vacinação de Idosos e trabalhadores da Saúde

Até o final do mês de abril a Campanha de Vacinação contra a Gripe já havia atingido em Pirassununga 95,65% dos idosos que são público-alvo da campanha. A meta entre idosos do público-alvo era de 10.222 pessoas, e foram aplicadas 9.777 doses. Em relação aos trabalhadores da Saúde a cobertura foi ainda maior já no fim de abril. A meta era vacinar 1.685 trabalhadores de Saúde em Pirassununga, e foram aplicadas 1.790 doses. Ou seja, a cobertura alcançada entre os trabalhadores da Saúde da cidade chegou em 106,23%, de acordo com dados provisórios são da SIPNI-DATASUS.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus (Covid-19), o objetivo é proteger a população contra a Influenza e antecipar a vacinação para minimizar o impacto sobre os serviços de Saúde pelo país.

Locais de Vacinação contra a Influenza

(de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h*)

? USF Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)

? USF João Balbi (Santa Fé)

? USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)

? USF Aristides Rodrigues (Redenção)

? USF Guaraciaba Vanin (Raia)

? USF Jardim das Laranjeiras

? USF José Marafão (Limoeiro)

? CEM ? Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)

*OBS: A Vigilância Epidemiológica e Imunização reforça que a atividade da sala de vacina se encerra por completo às 17h, portanto é fundamental que a população procure a sala de vacina com tempo razoável de antecedência a esse horário, a fim de que haja tempo de realizar um atendimento com segurança e qualidade.

Calendário atualizado da Campanha de Vacinação contra a Influenza (2020):

Fase / Data de Vacinação

1° fase ? a partir de 23/03/2020

idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde.

2° fase ? a partir de 16/04/2020

profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; e povos indígenas.

3° fase ? a partir de 11/05/2020 até 17/05

crianças (6 meses a menores de 6 anos), Pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias.

3° fase ? a partir de 18/05/2020 até 05/06

adultos de 55 a 59 anos de idade e Professores das escolas públicas e privadas