Vacinação contra a Influenza começa na quinta para quem tem doenças crônicas e motoristas de coletivos

A Campanha de Vacinação contra a Gripe / Influenza (2020) teve início no final de março e chega a sua segunda fase nesta quinta-feira (16). Nesta segunda fase o público-alvo é composto pelos profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Professores das escolas públicas e privadas, que inicialmente seriam contemplados na 2a fase serão vacinados apenas a partir da 3a fase (após 9 de maio).

A 1a fase, dedicada exclusivamente a Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde, termina nesta quarta-feira (15). A mudança nas estratégias de vacinação ocorreu por determinação do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus (Covid-19), o objetivo é proteger a população contra a Influenza e antecipar a vacinação para minimizar o impacto sobre os serviços de Saúde pelo país.

Em 2020 a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 23 de março a 23 de maio. O dia 9 de maio foi escolhido como o dia ?D? de mobilização nacional.

Ao longo de toda a campanha serão vacinados diversos grupos. Na 1ª fase (a partir de 23/03/2020) o público se manteve com os idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde. Na 2ª fase (a partir de 16/04/2020) o público-alvo passou a ser de profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A 3ª fase (a partir de 09/05/2020) mantém a vacinação para crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, e adultos de 55 a 59 anos, além de Pessoas com deficiência, e terá agora a vacinação dos professores das escolas públicas e privadas.

Os locais de Vacinação contra a Influenza funcionam da mesma forma: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aplicam as vacinas as USFs Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim), João Balbi (Santa Fé), Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro), Aristides Rodrigues (Redenção), Guaraciaba Vanin (Raia), Jardim das Laranjeiras, José Marafão (Limoeiro) e o CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Jardim Carlos Gomes.

Em virtude ao momento epidemiológico atual, a Vigilância Epidemiológica e Imunização Municipal de Pirassununga informa que as salas de vacinação do Município se organizarão de maneira a prevenir grandes aglomerações. Por isso o setor pede a compreensão da população ante a situação excepcional.


Calendário da Campanha de Vacinação contra a Influenza (2020)

Fase / Data de Vacinação

Público-alvo

1° fase ? a partir de 23/03/2020

idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da área da Saúde

2° fase ? a partir de 16/04/2020

profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

3° fase ? a partir de 09/05/2020

crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos, Professores das escolas públicas e privadas e Pessoas com deficiência

 


Locais de Vacinação contra a Influenza

(de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h*)

? USF Dra. Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim)

? USF João Balbi (Santa Fé)

? USF Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro)

? USF Aristides Rodrigues (Redenção)

? USF Guaraciaba Vanin (Raia)

? USF Jardim Das Laranjeiras

? USF José Marafão (Limoeiro)

? Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes)

*OBS: A Vigilância Epidemiológica e Imunização reforça que a atividade da sala de vacina se encerra por completo às 17h, portanto é fundamental que a população procure a sala de vacina com tempo razoável de antecedência a esse horário, a fim de que haja tempo de realizar um atendimento com segurança e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.