DemutranDestaque da CidadeSegurança

Segurança Pública lança aplicativo contra violência doméstica em Pirassununga

Na última sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Pirassununga lançou aplicativo que simula botão de pânico e que poderá ser utilizado por mulheres que são vítimas de violência.

Com o nome de “Ana”, o aplicativo é disponibilizado exclusivamente para mulheres que possuem medidas protetivas. Não houve custos de implantação para o município, uma vez que o sistema foi cedido de forma gratuita por um Guarda Civil Municipal de Paulínia, que desenvolveu o projeto e o batizou de Ana, nome de sua mulher já falecida.

O app funciona da seguinte forma: se houver alguma situação de risco iminente, a vítima acessa o aplicativo acionando um botão que dispara um alarme na Base da GCM. “Ao acionar o botão denominado Ana, o sinal é enviado ao nosso CECOM e imediatamente, a viatura mais próxima será acionada e fará contato com a vítima”, disse o comandante da Guarda Municipal, Sérgio Antônio da Silva.

O aplicativo permite ter todas as informações da vítima e principalmente sua localização exata, indicando o endereço para qual a viatura deve se deslocar.

“É uma alegria poder trazer esse projeto para Pirassununga, que é a primeira cidade da região que aplica este projeto. No final do ano passado nos reunimos com a Secretaria de Direitos Humanos, Promoção Social e Polícia Civil e falávamos das necessidades do tratamento das mulheres vítimas de violência. Corremos atrás e hoje é uma realidade”, afirmou o secretário de Segurança, Carlos Eduardo Alves de Souza.

A delegada titular de Pirassununga, Dra. Tatiane Parizotto comemorou a atitude que visa diminuir a violência contra mulheres na cidade.

“Agradeço a Prefeitura Municipal por essa parceria. Conseguimos um grande avanço, Pirassununga é a pioneira na região a trazer esse aplicativo, que vai trazer proteção e maior segurança à mulher. Essa parceria da Polícia Civil com Guarda Civil Municipal é muito importante porque essa vítima que vai registrar boletim de ocorrência vai ser orientada e cadastrada nesse banco de dados e a qualquer momento, quando precisar em estado de flagrante acionar a Guarda Municipal. É um avanço para polícia a sensação de segurança para vítima”.

O prefeito Dr. José Carlos Mantovani comemorou a nova conquista. “Notícia boa para reforçar nossa segurança, principalmente para a mulher. Hoje já dispomos desse sistema. As mulheres estão cada vez mais seguras na cidade”.