DemaisDestaque da CidadeEducação

Secretaria Municipal de Educação realizará a III Conferência do Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que, considerando o conhecimento sobre a realidade municipal, em consonância com o estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE), representa, por parte do Município, o compromisso assumido com a sociedade na continuidade e no aprimoramento de uma educação de qualidade, emancipatória, que forme com plenitude cidadãos críticos e capacitados a promover as mudanças nos diversos setores da sociedade, de modo a torná-la  igualitária e justa com todos os segmentos que a compõem. O PME é uma política educacional cujo conjunto de reflexões, ações, metas e prazos no âmbito educacional correspondem às reais necessidades do município.

Pirassununga iniciou um novo momento na sua história ao entregar à população o Plano Municipal de Educação. O planejamento para um período de 10 anos (2015 a 2025) elaborado em consonância com os Planos Nacional e Estadual.

Este documento de construção coletiva onde se ouve os anseios de alunos, profissionais da educação, pais, além da sociedade civil. Momento de reflexão quando se dirige o olhar para toda a trajetória educacional do Município verificando seus avanços, bem como suas carências e se traça metas e estratégias para a promoção da qualidade da Educação municipal.

Dado o seu período de vigência, trata-se não de um Plano de Governo, mas, de um Plano de Estado que tem como principais eixos norteadores: a universalização, a qualidade do ensino, a formação e valorização dos profissionais, a democratização da gestão e o financiamento da educação.

O principal desejo é de as questões discutidas e colocadas no Plano Municipal de Educação direcionem as Políticas Públicas e as ações para que Pirassununga atinja sua principal meta: Promover uma Educação de Qualidade.

A III Conferência do Plano Municipal de Educação ocorrerá nos meses de setembro e outubro do corrente ano:

Dia 20/09/2021 – 19h

• Plenária Inicial.
  • Abertura.
  • Atividade cívica.
  • Apresentação do Plano Municipal de Educação.
  • Apresentação dos grupos de trabalho por eixos temáticos.

De 27/09/2021 a 06/10/2021

•  Reunião – Grupos de Trabalho.
  •  Eixos Temáticos.
  •  Conclusão dos trabalhos.
  • Elaboração do relatório propositivo.

Dia 27/10/2021 – 19h

•  Plenária Final
  •  Apresentação dos relatórios propositivos dos eixos temáticos.
  •  Deliberação sobre as propostas dos grupos de trabalho.
  • Encerramento do evento.

Inscrições:  De 21/08/2021 até 17/09/2021 pelo link: