Secretaria de Cultura e programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) promovem oficina de fotografia

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) promovem nesta sexta-feira (08/04) oficina de fotografia presencial e gratuita!

Veja as informações abaixo:

Oficina: Anita Malfatti ? O Retrato do Modernismo

Horário: 14h ? 18h

Local: Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli.

Classificação etária: para maiores de 14 anos.

Metodologia: aula teórica e saída prática.

Pré-requisito: não é necessário possuir câmera fotográfica digital ou analógica para participar da oficina. Porém, se o aluno possuir (opcional), levar o(s) aparelho(s) em todas as aulas.

PRIMEIRA PARTE (2 horas) ? A Semana de Arte Moderna ? Anita Malfatti

SINOPSE: A oficina terá como ponto de partida mostrar aos participantes a importância do movimento artístico do modernismo brasileiro, o contexto histórico, os principais artistas e suas obras. Dentre os vários artistas que compuseram a semana de arte moderna de 1922, a ênfase será na biografia de Anita Malfatti (1889 ? 1964). A proponente mostrará suas principais obras, suas referências e sua inovação estética.

OBJETIVO

Aos participantes, o objetivo é que possuam conhecimento deste importante movimento artístico, obtendo mais repertório imagético, buscando afinar o olhar, o senso estético, entendendo as diversas linguagens dos artistas apresentados.

Conteúdo Programático: – PRESENCIAL TEÓRICA

– A Semana de Arte Moderna ? o movimento artístico-cultural; – As influências europeias; – O contexto histórico; – Conceitos apresentados; – Principais Artistas da Semana de 1922; – Acontecimentos da Semana de Arte Moderna; – Desdobramentos da Semana de 1922;

– Características das suas obras:

– A proposital falta de ilusionismo, isto é, de perspectiva;

– Sua estética: cores, pinceladas, cortes;

– A conversão da luz em cor, e da cor em análise do espectro cromático;

SEGUNDA PARTE (2 horas) ? Aula Prática ? Saída Fotográfica

OBJETIVO: a observação e registros através do(s) aparelho(s) fotográfico(s). As inúmeras possibilidades estéticas que os participantes podem realizar, pautados sempre no tema: 100 Anos da Semana de Arte Moderna ? especialmente com as obras de Anita Malfatti. Permitindo aos participantes o fruir, o rompimento dos estigmas clássicos, a desenvoltura livre, a investigação na gramática das cores utilizadas pela artista e a releitura através da câmera e das locações disponíveis nos municípios escolhidos.

Sobre a oficineira:

Melissa Szymanski – Fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM. Participou de diversos cursos em Milão ? Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle, na execução de editoriais. Atuou como docente de Fotografia na FASM, Escola São Paulo, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Inscrições: https://forms.gle/cKzj6z7wQGLJbsJL9

(texto e imagem: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.